Ouvimos falar de harmonização com queijos, risotos, carnes, massas… Mas e os pratos típicos brasileiros? Já ensinamos como combinar vinho com feijoada, mas e a deliciosa moqueca baiana de camarão? Também dá pra harmonizar!
Leia também: 16 pratos do dia a dia que harmonizam com vinho
O prato de moqueca de camarão geralmente leva, além do camarão, especiarias como coentro, salsinha, cebolinha e pimenta do reino. Também não pode faltar o tomate, o azeite de dendê e o leite de coco.
O camarão em si tem um gosto leve e delicado. Para que seu sabor seja ressaltado, junto com o do azeite dendê e do leite de coco, recomendamos harmonizar com um vinho branco chardonnay, que de preferência tenha passado por barricas para ganhar peso e untuosidade.
Sendo assim, sugerimos três rótulos que podem fazer essa combinação dar certo: Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay D.O.V.V., Aurora Reserva Chardonnay e Matetic EQ Chardonnay.
Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay D.O.V.V.
Este é o primeiro vinho branco super-premium criado pela Miolo, elaborado com uvas Chardonnay procedentes dos vinhedos da família Miolo no Vale dos Vinhedos. Este vinho é o exemplo autêntico de um Chardonnay fermentado e amadurecido em barrica.
Visão: Límpido com bonita tonalidade de cor, indo do amarelo-esverdeado ao palha.
Olfato: Marcante intensidade aromática, harmonizando bem as notas da fruta com as notas do carvalho. Descritores do aroma: pêssego, pera, damasco, mel, especiarias.
Paladar: Intensa cremosidade, acompanhada de bom volume em boca, de acidez equilibrada e retrogosto prolongado.
Também harmoniza com: Saladas, carnes brancas, massas com molhos vermelhos ou brancos, pizzas cárneas, queijos de massa mole e pratos elaborados da culinária amazonense, caiçara e outras regiões litorâneas brasileiras.
Vinho Aurora Reserva Chardonnay
Límpido, com uma bela tonalidade amarelo esverdeado. Aromas frutados equilibrados, lembrando maçã verde e abacaxi. Seu sabor amanteigado e de baunilha são o resultado da fermentação malolática em barricas de carvalho francês.
Visão: Límpido, com uma bela tonalidade amarelo esverdeado.
Olfato: Aromas frutados equilibrados, lembrando maçã verde e abacaxi.
Paladar: Seu sabor amanteigado e de baunilha são o resultado da fermentação malolática em barricas de carvalho francês.
Harmoniza também com: Chilli, burritos, yakissoba (Massa chinesa), salada grega, bacalhau com vegetais, salmão e risoto de frutos do mar.
Vinho Matetic EQ Chardonnay
Este Chardonnay traz aromas intensos, maduros e elegantes. As frutas tropicais como graviola e mamão se mesclam aos aromas de mel e pêssego, característica de seu terroir. Na boca é fresco e vivo, com um volume concentrado e agradável, elegante e persistente no final de boca.
Visão: Amarelo pálido com tons dourados.
Olfato: Intenso, com frutas tropicais como graviola e mamão. Aromas de mel e pêssegos, notas salgadas.
Paladar: Baunilha, caramelo, damasco e pêssego.
Harmoniza também com: Peixes, carnes brancas, frutos do mar, massas e queijos maduros.
E você, já comeu moqueca de camarão combinando com vinho? Qual escolheu? Conta pra gente nos comentários!