As condições climáticas na região do Douro foram tão boas que a safra de 2016 do vinho do Porto vai ser luxuosa.
Leia também: Gelado de figo e vinho do Porto
Todas as principais casas de vinho do Porto – com exceção da Ramos Pinto e Niepoort – declararam os seus Vintage sob a égide das principais marcas. São tão bons que supõe-se também que entre esses vinhos declarados, há estrelas que podem se tornar memoráveis na categoria de vinho do Porto mais emblemático.
O entusiasmo causado entre os enófilos é porque quando vários produtores de vinho fazem o mesmo anúncio de Vintage, indica que são de um ano de qualidade realmente alta. Isso aconteceu apenas 11 vezes nos últimos 40 anos, sendo que os mais recentes são os vintages de 2011.
Em 2011, a região do Douro teve um ano extraordinário para o vinho. Depois disso, aconteceram colheitas boas, mas não tão boas quanto à daquele ano. Porém, os vinhos de 2016 garantem um equilíbrio impressionante, pura volúpia frutada, taninos polidos e elegância.
Luís Sottomayor, enólogo da Sogrape, que este ano produziu três Vintage (Sandeman, Ferreira e Offley) de uma qualidade que os colocam entre os melhores registros da casa em muitos anos, disse que os Vintage de 2016 são mais elegantes e harmoniosos comparados com os de 2011.
Nos últimos três anos a natureza no Douro foi generosa. 2015 foi um ano excelente, sucedendo um 2016 luxuoso. Tudo indica que nas caves já está maturando um extraordinário 2017. É uma excelente notícia para os admiradores de vinho do Porto.
Fonte: Jornal Negócios, O Globo