O ministro da Agricultura da Itália, Francesco Lollobrigida, comentou nesta quinta-feira (4) que a Itália receberá em 2024, pela primeira vez, uma reunião ministerial dedicada aos vinhos, a “Wine Ministerial Meeting” (Conferência Internacional do Vinho), entre 11 e 13 de abril.
O evento é da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), que comemora seu centenário neste ano.
“Nunca havia acontecido na Itália uma conferência dessa entidade com tantas nações, serão 31, que se encontrarão para discutir estratégias para essa produção que deve estar sempre ligada à qualidade e ao consumo atento de um produto de base alcoólica”, disse Lollobrigida.
Presidida pelo italiano Luigi Moio, a OIV tem 52 países membros, tendo a Itália entre os fundadores, e representa 90% da produção mundial de vinho.
A cúpula ministerial passará por Franciacorta em 12/04; pela Vinitaly, maior feira de vinhos da Itália, organizada pela Veronafiere; e pelo evento Opera Wine em 13/04.
“O objetivo é valorizar a nossa economia, o trabalho, a sustentabilidade ambiental através de um produto de excelência como o vinho, uma das produções características que acompanha a nossa história, a nossa cultura e também o nosso bem-estar se consumido moderadamente, como é correto”, acrescentou o titular da Agricultura da Itália.
O ministro lembrou que a vitivinicultura está ameaçada pelas consequências dos eventos climáticos: “A pesquisa é um elemento fundamental. Vamos tratar sobre o valor do vinho nos desafios da sustentabilidade econômica e ambiental. A renda dos agricultores e a manutenção do ambiente são duas coisas que devem continuar conectadas”. .