Quem disse que vinho combina somente com pratos mais sofisticados e eventos especiais? Em muitos países, principalmente os do Velho Mundo, o vinho é uma bebida do dia a dia, que pode acompanhar os mais variados pratos.
Refeições mais comuns como cachorro quente e strogonoff também podem ter companhia de um bom vinho. Confira essa seleção de rótulos, que prova que vinho serve para quase qualquer refeição!
Leia também: Lasanha e vinho: aprenda a harmonizar
Strogonoff de filé mignon com arroz e batata palha
O strogonoff brasileiro é feito tradicionalmente de filé mignon em pequenos pedaços, com um molho de creme de leite suave e temperado. Geralmente é acompanhado de arroz e batata palha. Para combinar com esse prato clássico, sugerimos o tinto Circus Cabernet Sauvignon. Ele é simples de beber, ideal para acompanhar o filé mignon que é uma carne mais leve e menos gordurosa. No entanto, o creme de leite do molho traz mais peso, o que pede um pouco mais de corpo. Assim como o prato, esse vinho também tem muito sabor.
Clique aqui para comprar o seu vinho Circus Cabernet Sauvignon.
Filé de frango à parmegiana com arroz e batata frita
Nesse prato, a carne precisa ser empanada e coberta com um molho de tomate e fatias fartas de queijo. No estilo Almoço Executivo, acompanha arroz, feijão, batatas fritas e saladinha. O chileno Morandé Pionero Pinot Noir combina excelentemente, por ter uma uva bastante saborosa, mas leve, ideal para acompanhar o filé de frango. Além disso, o vinho harmoniza com a acidez do molho de tomate.
Clique aqui para comprar o seu vinho Morandé Pionero Pinot Noir.
Cachorro quente
Não importa onde você for comer cachorro quente, esse é um dos pratos preferidos dos brasileiros. A combinação de salsicha e carne é uma paixão nacional, e as versões do hot dog variam bastante de acordo com a cidade e a região do país. Ele pode ser acompanhado de um rosé com boa acidez, como o Salton Lunae Demi Sec. Seu sabor é agradável e tem boa cremosidade.
Clique aqui para comprar o seu vinho Salton Lunae Rosé Demi-Sec.
Macarronada à bolonhesa
Essa macarronada vem acompanhada de molho bolonhesa e queijo ralado por cima. Para combinar, o vinho San Pancrazio Villa Masti Chianti Classico faz um excelente par com a receita. Com boa acidez, ele limpa muito bem a boca. Seu corpo médio harmoniza com a carne vermelha, enquanto suas notas de frutas vermelhas são ideais para acompanhar o molho de tomate.
Clique aqui para comprar o seu vinho San Pancrazio Villa Masti Chianti Classico DOCG.
Picadinho de carne com arroz, feijão e farofa
O picadinho pode ser feito com praticamente qualquer carne bem cozida junto com batata e cenoura. É uma receita versátil, que é bem servida em qualquer refeição. Até temos uma receita para quem quiser cozinhar com vinho, clique aqui para conferir! Para ajudar a limpar o paladar dos temperos do picadinho, a acidez moderada do tinto Mancura Etnia Cabernet Sauvignon é perfeita. O corpo médio desse vinho não se sobrepõe à carne e nem aos carboidratos do prato.
Clique aqui para comprar o seu vinho Mancura Etnia Cabernet Sauvignon.
Fonte: x.