Comemorado em 12 de Junho no Brasil, o Dia dos Namorados está chegando. O símbolo dessa data, além dos casais apaixonados, é o romantismo, vinhos e chocolates. O clima de frio dessa época faz com que o vinho seja perfeito para um presente.
Leia também: Harmonizando comida vegetariana com vinho
Vinho e chocolate
Caso seguir pelo presente vinho + chocolate, a dica não é escolher qualquer um. Já que vão ser dados juntos, é imaginável que vão ser consumidos juntos também. Dessa forma, é ideal comprar um vinho que harmonize com o chocolate e vice-versa. Parta do pensamento do chocolate ou vinho preferido do namorada/o/e e ficará mais fácil de decidir o resto!
Para chocolates com 75% de cacau, procure vinhos do tipo seco. É recomendado um vinho que tenha 10 a 60 gramas de açúcar por litro, de preferência feito com as uvas Syrah, Zinfandel ou Malbec.
Se ele/a/u preferir chocolates brancos, escolha um vinho de colheita tardia ou então um espumante moscatel. Essa também é uma boa dica para caso pretenda servir uma torta ou bolo no seu encontro de Dia dos Namorados.
Caso o chocolate – ou outro tipo de doce – seja muito doce, compre um vinho do Porto. Ele é a melhor alternativa, pois não amarga o sabor da sobremesa.
Se o chocolate tiver frutas secas, opte por um Merlot. Se tiver castanhas, a sugestão novamente é o vinho do Porto.
E se eu for cozinhar alguma coisa?
Caso o seu presente esteja mais focado em uma refeição que você vai fazer em casa, considere:
Espumantes
Harmonizam bem com entradas, aperitivos (canapés e saladas), comida japonesa. O tipo moscatel combina com pratos doces e sobremesas.
Vinhos brancos e rosés
Boas opções para acompanhar saladas, aves, peixes, frutos do mar em geral, massas com molho branco e queijos. Por serem vinhos mais leves, o ideal é que os pratos também sejam, sem muitos condimentos.
Vinhos tintos
Ótimos com carnes vermelhas ou molhos vermelhos. No entanto, vinhos tintos são muito versáteis, portanto é uma boa ideia você pesquisar sobre o rótulo que está comprando para conferir as recomendações de harmonização da própria vinícola ou perguntar para o sommelier da loja.
Só um vinho?
Se o presente for apenas um vinho, busque algum que dê um significado especial. Talvez um rótulo cuja safra é do ano que se conheceram ou que seja proveniente da região onde a pessoa nasceu ou é descendente. Escolha um vinho da vinícola preferida da pessoa, ou da uva preferida. Mesmo que seja “apenas uma garrafa”, você pode ser criativo com a escolha.
Além disso, você pode acabar incluindo alguns acessórios enólogos no presente, caso seu/sua pretendente já esteja acostumado a beber vinho – ou tenha interesse de entrar nesse universo. Itens como corta-gotas, saca-rolhas, tampa para espumante e champanheiras podem completar o presente.
Gostou das dicas? Conta pra gente! Feliz Dia dos Namorados!
Créditos das fotos: Freepik
1 comentários
Adoramos as dicas …depois eu conto❤