Para promover turismo e comércio de produtos locais na região da Serra dos Pireneus, as prefeituras de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás criaram uma rota que leva o visitante por atrações da região. Neste projeto, as prefeituras destacaram as vinícolas e queijarias próximas a essas cidades que são abertas para visitação.
Leia também: Almadén inaugura enoturismo na Campanha Gaúcha
A proposta é que o visitante crie a sua própria rota personalizada, se organizando para visitar algumas das atrações parceiras do projeto, chamado Rota dos Pirineus. Por meio do perfil nas redes sociais, é possível consultar quais estabelecimentos fazem parte do programa.
Nas queijarias, é possível conhecer o processo de produção dos queijos, desde a massa até a maturação. Depois de conhecer as etapas, o turista pode degustar de alguns produtos.
Nas vinícolas da região, alguns produtores permitem a visitação às parreiras e até degustação das uvas. Um dos parceiros oferece aos visitantes até mesmo a experiência de amassar as uvas com os pés. A região é propícia para a produção de vinhos devido à altitude, então é o cenário ideal para as uvas crescerem e darem frutos de qualidade.
A rota ocorre durante todo o ano. Na Rota do Pireneus, estão localizadas a Queijaria Alpina, a Bottega Agrícola e a Fazenda Coqueiral. Esse projeto proporciona ganhso para todos os níveis, como produtores rurais, trade turístico, população e turistas.
Créditos da foto: Vinho produzido na Rota dos Pirineus — Foto: Reprodução/TV Anhanguera