Já pensou em combinar pêssego, chuchu e vinho? Parece ser uma combinação diferentona, mas o chuchu é um legume que absorve o sabor de tudo que for adicionado ao seu cozimento. Nessa receita caseira de geleia, o chuchu é o que dá textura à clássica combinação de pêssego com vinho tinto e anis-estrelado.
Para quem gosta de um sabor diferente no café da manhã ou procura uma geleia especial para harmonizar com queijos e vinho, essa pode ser uma boa pedida.
Leia também: Aprenda a fazer geleia de vinho
Clique aqui para adquirir o vinho para a geleia!
Você pode conservar essa geleia por até 2 meses, fechada a vácuo, em temperatura ambiente; por até 6 meses no congelador e após aberta por 1 mês na geladeira.
Se for harmonizar com queijos, o vinho que você pode beber pode ser o mesmo que utilizou para essa receita.
Geleia de pêssego com chuchu e vinho
Ingredientes
- 3 pêssegos maduros
- 1 chuchu
- ⅔ de xícara (chá) de açúcar demerara
- 1 xícara (chá) de vinho tinto
- 1 xícara (chá) de água
- caldo de 1 limão
- 1 anis-estrelado
Como fazer
Coloque um pires no congelador – ele vai ser utilizado para verificar o ponto do cozimento da geleia.
Descasque, lave e seque bem o chuchu – assim ele não escorrega na hora de cortar. Corte o chuchu em pedaços médios e transfira para uma panela média.
Você não precisa tirar o miolo do chuchu, mas caso tenha vindo com a semente, retire com uma colher e descarte.
Acrescente o açúcar, o vinho e a água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos, mexendo de vez em quando, até o chuchu ficar macio. Enquanto isso, lave descasque e corte os pêssegos ao meio. Descarte o caroço e corte cada metade em cubos médios.
Assim que o chuchu estiver macio desligue o fogo e transfira (com o líquido do cozimento) para o liquidificador. Segure a tampa com um pano de prato – assim o vapor não empurra e abre a tampa – e bata até triturar.
Volte o chuchu batido para a panela, junte os cubos de pêssego, o anis e o caldo de limão. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por mais 30 minutos, mexendo de vez em quando e pressionando delicadamente os pedaços de pêssego com a espátula, até a geleia engrossar. Para verificar o ponto coloque um pouco da geleia num dos cantos do pires e incline delicadamente: a geleia deve estar na consistência de gel, ela não pode escorrer líquida.
Com uma concha, transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro esterilizado, deixando cerca de 2 cm até a tampa livre. Feche o pote com a geleia quente para formar vácuo e selar. Essa geleia fica ótima servida com queijos e pães ou como acompanhamento de carnes.