Aqui nós estamos com mais uma coluna sobre destinos brasileiros para fazer enoturismo! Já passamos por São Roque e Vale dos Vinhedos, e agora vamos lá para Pernambuco, onde fica o Vale de São Francisco. O Vale fica perto de Petrolina e é famoso por sua condição climática para produção de vinhos e frutas.
Leia também: Destinos Brasileiros: Altos Montes
A zona tem alta incidência do sol, com o clima árido do sertão. Possui mais de nove meses de seca por ano, e o cultivo de uvas viníferas é feito graças à irrigação controlada e proporcionada pelas águas do rio São Francisco, localizado entre a Bahia e Pernambuco.
O Vale do São Francisco é conhecido por ser o único lugar do planeta que consegue ter colheita o ano inteiro, e cerca de 15% da produção nacional provém da região. A região é a segunda do país no que se refere à produção de vinhos finos. É de lá que vem os vinhos Terranova.
Os vinhos do Vale do São Francisco tem o alto teor de açúcar como característica principal, que é provocada pela exposição ao sol durante mais de três mil horas por ano. A qualidade dos vinhos vem sendo reconhecida com a conquista de várias medalhas de ouro e de prata em concursos nacionais e internacionais. Entre as variedades cultivadas, os seus Syrah já se comparam a alguns dos melhores exemplares da uva no mundo.
São mais de 500 mil hectares de vinhedos divididos entre os municípios pernambucanos de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, e no de Casa Nova, na Bahia.
Agências de turismo locais organizam passeios às vinícolas, com direito a degustações, e buscam os visitantes nos hotéis. Algo interessante de fazer é a Rota das Águas aos Vinhos. Além de visitar o campo, vinhedo, adega e loja, com almoço e degustação premium inclusos, o turista ainda passeia de catamarã pelo Rio São Francisco. É um open bar animado de espumante, com música e uma parada para banho na Ilha de Ísis.
As vinícolas mais importantes para dar uma olhada são: Botticelli, Vinícola Ouro Verde e Vinícola Santa Maria.
Como chegar
Fica a apenas 10km do Aeroporto de Petrolina – Senador Nilo Coelho. As visitas precisam ser agendadas antecipadamente e para ir é possível locar um veículo no Aeroporto de Petrolina ou mesmo ir de táxi. Com a imensidão das estradas, distâncias e a pouca infraestrutura, o roteiro deve ser feito com guias especializados.
Outros passeios interessantes
- Barragem do Sobradinho: para ver de perto o maior lago artificial do mundo e a eclusagem, tem uma espécie de elevador que sobe e desce em função da água que entra e sai do reservatório.
- Visite as ilhas: se quiser explorar mais a região, você pode optar por incluir no roteiro um passeio às ilhas do São Francisco, como a Ilha do Fogo, fazer a trilha da Caatinga, visitar o Museu da Fauna, entre outras atrações.
- Loja Sommelier do Vale: nessa loja você pode encontrar praticamente todos os rótulos produzidos no Vale do São Francisco, e produtos de higiene e de beleza elaborados exclusivamente com as uvas da região.
Fontes: Qual Viagem, Revista Donna, G1, Diário de Pernambuco.