Visitar as vinícolas do Chile e da Espanha é muito interessante, mas nem sempre é acessível. Para quem não pode ir muito longe ou quer conhecer mais sobre os vinhos brasileiros, há rotas de vinho dentro do país que também possuem boas paisagens e roteiros intrigantes. É importante lembrar que cada local tem sua personalidade vinícola e cultural, e não podemos esquecer os maravilhosos vinhos do nosso país.
Leia também: Destinos brasileiros: Pinto Bandeira
São Roque é uma cidade que fica a apenas 66 quilômetros da capital de São Paulo, e é conhecida por ser a terra do vinho e das alcachofras. Seu roteiro inclui gastronomia, cultura, religião e aventura, garantindo um passeio que agrada toda a família e também os enólogos.
O Roteiro do Vinho é uma rota asfaltada com 31 estabelecimentos distribuídos por três vias, que inclui vinícolas, adegas e restaurantes. Os visitantes podem fazer paradas para degustar a bebida, visitar sítios, ranchos, pesqueiros, plantações de uvas e alcachofras, adegas e ainda saborear comidas típicas da região.
A produção vinícola da região começou no século 17, quando imigrantes portugueses passaram a cultivar videiras às margens dos rios Carambeí e Aracaí. A cultura teve continuidade com os imigrantes italianos, que chegaram dois séculos depois. Atualmente, são comercializados 18 milhões de litros de vinho por ano.
A rota engloba a Estrada do Vinho e a rodovia Quintino de Lima. A estrada existe há mais de duas décadas, mas só a partir dos anos 2000 que foi organizada para criar o Roteiro do Vinho, ao perceberem o aumento do fluxo de visitantes. Hoje a cidade calcula receber 10 mil turistas por mês.
A vinícola Góes é a mais famosa entre todas. Trata-se da única que cultiva as desejadas uvas cabernet sauvignon. A maioria das vinícolas disponibiliza passeios guiados (em média, de 1 a 2 horas de duração e R$ 20 por pessoa).
Como chegar
Os viajantes que saem de São Paulo podem escolher entre as rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares. Pela segunda, a distância é um pouco mais curta, mas tem um trecho de serra. A Castelo Branco tem pedágio nos km 18 e 33. Placas na cidade indicarão a Estrada do Vinho. Um mapa do roteiro pode ser encontrado no site oficial, clicando aqui.
Outros passeios interessantes
- Centro Cultural Brasiltal: conta com uma biblioteca pública municipal e um centro cultural, onde são realizados cursos de música, artes cênicas, artes plásticas, dança e outras atividades.
- Igreja Matriz: construída no século XVII no estilo colonial barroco, é a maior do Brasil dedicada a São Roque.
- Morro do Saboó: tem mais de mil metros de altitude e uma vista deslumbrante.
- Fazenda Angolana: filhotinhos de cachorros, coelhos, vacas, porcos, pássaros e muitos outros animais podem ser vistos na fazenda. Também há opção de passeios de charrete, trilhas, vista de lagos e lagoas.
- Ski Mountain Park: o local permite praticar esqui e snowboard. Também oferece tobogã, teleférico, arvorismo, passeios a cavalo, paintball, torre de alpinismo, tirolesa, arco e flecha.
Referências: Governo São Paulo, Catraca Livre, Roteiro do Vinho.