O decanter (também chamado de decantador) é um recipiente de fundo largo com abertura estreita, que serve para separar sedimentos do vinho. Ao longo do tempo, ele teve outras formas e utilidades. Saiba mais nesse artigo!
Leia também: O que é e como funciona o decanter?
Na Roma Antiga (XII a.C – III d.C), o vinho costumava ser armazenado em ânforas grandes e o decanter era utilizado somente para servir a bebida. Foram os romanos antigos os responsáveis pela fabricação de vidro desse utensílio, que antes era feito apenas de barro.
Foi no Renascimento que o decanter começou a ganhar o formato que conhecemos hoje, sendo o definitivo criado pelos britânicos séculos depois. Nesse meio tempo, o utensílio variou de formatos, materiais e finalidade.
Outros povos chegaram a utilizar bronze, prata, ouro e cerâmica para fabricar o decanter. Ele costumava ser um bojo largo com gargalo em forma de funil, por exemplo. Atualmente, tem formas diversas e são feitos de vidro ou cristal.
A finalidade do decanter também mudou com o tempo. Quando era feito de barro, servia apenas como um jeito diferente de servir vinho, em seguida sendo usado como acessório decorativo. Já hoje em dia, ele tem um papel fundamental para aflorar as melhores características do sabor e aroma do vinho.
Confira alguns formatos atuais de decanter:
2 comentários
Adorei os modelos dos Decanter de vinho
Adorei os modelos dos Decanter de vinho