A Tannat é uma uva tinta proveniente da França, mais precisamente de uma região localizada próxima aos Pirineus, chamada Madiran. Porém, foi no Uruguai que a variedade ganhou notoriedade, acabando por ser cultivada também em outros lugares do mundo.
Leia também: Conheça a uva: Nero di Troia
Atualmente a é reconhecida como a uva símbolo do Uruguai, onde também é chamada de Harriague.
Por ter uma alta concentração de taninos, ela é amplamente utilizada em cortes, geralmente com as famosas Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, onde em geral resulta em exemplares ricos em aromas e sabores. Outra forma de suavizar seus taninos é a passagem por barricas de carvalho.
Características da Tannat
Os cachos da Tannat têm tamanho médio a grande, são compactos e cilíndricos. As bagas têm tamanho pequeno a médio, sendo ligeiramente alongados. Há uma grande concentração de cor em sua casca e na polpa da fruta, e é por isso que os vinhos elaborados com ela têm uma intensa coloração violácea.
Em relação ao tempo necessário para sua maturação, possui ciclo médio, podendo adaptar-se a diversas regiões e ser colhida no ponto ideal de maturação.
Os vinhos elaborados com a Tannat, enquanto jovens são muito tânicos, ácidos e rústicos. Porém, essa é uma uva que envelhece com saúde. Assim como a Tannat sul-americana, os vinhos de Madiran podem e devem esperar algum tempo para aflorarem suas qualidades, passando de vinhos rústicos para vinhos aromáticos e agradáveis de longo retrogosto.
Harmonização
Os vinhos dessa casta ficam bem sozinhos, mas também podem ser acompanhados de uma bela refeição.
A característica principal que deve se pensar é a forte carga tânica da uva. Os taninos combinam com alimentos gordurosos, portanto, ficam ótimos com um churrasco tradicional, carnes assadas, pratos baseados em carne de ovelha e outros encorpados e condimentados.
Os vinhos da Tannat são ideais para combinar com a culinária gaúcha. Também pode experimentar com queijos maduros e, na sobremesa, com doces à base de chocolate amargo.
Recomendação de vinhos
- Vinho Almadén Tannat (Nacional)
- Vinho Casa Venturini Reserva Tannat (Nacional)
- Vinho Ombú Tannat (Uruguai)
- Vinho Carlos Montes Tannat Crianza (Uruguai)
- Vinho Montes Toscanini Gran Tannat Premium (Uruguai)
Curiosidades
- Estudos confirmaram que ela é uma uva com excelente quantidade de resveratrol, um polifenol que age como antioxidante, agindo contra o câncer e como redutor do mal colesterol.
- Ela é uma ótima casta para combinar com refeições de inverno.
- A Campanha Gaúcha também produz vinhos dessa casta.
Referências: Sobre Vinho, Famiglia Valduga