A uva Pinot Noir é delicada e elegante. É uma das uvas mais antigas, com cerca de 20 séculos de existência. Ela faz vinhos finos e complexos, com aromas muito sutis.
A origem do nome Pinot Noir supõe-se vir de duas referências: a primeira é que o cacho lembra uma pinha. A segunda é da cidade de Pignols em Puy-de-Dôme, na França.
Leia também: Conheça a uva: Merlot
Cultivo da uva
A Pinot Noir tem cultivo difícil por ser frágil e instável. Ela se adapta melhor a climas frios, tendendo a interromper a fermentação no início do outono e voltando a fermentar na primavera. Essa uva também prefere solos ricos em calcário.
A melhor região que produz Pinot Noir é a Borgonha. Lá, a variedade alcança sua máxima expressão, revelando todas suas nuances. Além da França, bons vinhos dessa casta vêm também dos países Nova Zelândia, Chile, Estados Unidos e África do Sul.
Características
Uma característica marcante da uva Pinot Noir é que ela tem uma mínima concentração de antocianinas (pigmento/cor) nas células da sua pele, portanto seus vinhos sempre têm um visual claro e às vezes até rosado. Isso ajuda na sua característica e fama de produzir os vinhos mais sedosos e suaves do mundo – isto se deve aos seus taninos de textura muito aveludada, muito delicados.
Os aromas comuns que seus vinhos podem compartilhar são: frutas vermelhas como cereja, framboesa, morango. Notas de especiarias, tostados e animal quando amadurecido em carvalho.
Diferente de outras tintas nobres como a Cabernet Sauvignon, a Pinot Noir não pode ser misturada com outras uvas tintas (exceto nos Champagnes). Como a sua maior virtude é a sutileza, fazer parte de um blend faria com que suas características desaparecessem entre a opulência e a potência das outras uvas tintas.
Leia também: Conheça a uva: Cabernet Sauvignon
Harmonização
- Pratos clássicos franceses como o escargot à la bourguignonne, coq au vin e Boeuf Bourguignon
- Carnes vermelhas magras
- Sopas, como canja de galinha
- Queijos brancos (camembert e brie)
- Chocolate até 70% de Cacau
Curiosidades
- Pinot Noir harmoniza com boa parte da culinária francesa
- É melhor servi-la em baixas temperaturas. Quando se trata de Pinot Noir frutados, varietais (sem madeira) e simples, muitas vezes devem ser servidas à mesma temperatura que alguns vinhos brancos, ou seja, em torno dos 12°C – bem diferente da Cabernet Sauvignon, que é servida na faixa dos 17°C ou 18°C.
- O filme Sideways, Entre Essas e Outras, do diretor Alexander Payne, traz os vinhos feitos com Pinot Noir como protagonistas.
- Estima-se que os primeiros cultivos da Pinot Noir datam da época dos Gauleses, em 150 a.C.
Referências: Clube dos Vinhos, Viva o Vinho, Simplificando o Vinho
1 comentários
Excelentes artigos do blog, com conteúdo histórico e informativo sobre a cultura do vinho muito enriquecedor.