Apesar de ser famosa na Argentina, a uva Malbec é originária do sudoeste da França, onde também é conhecida como Côt ou Auxerrois. Ela faz tintos austeros, aromáticos e muito agradáveis; apresentando uma cor vermelha intensa.
Leia também: Conheça a uva: Cabernet Sauvignon
Cultivo da uva
A Malbec é muito exigente quanto ao tipo de clima e solo em que é cultivada. Ela deve ser bem cuidada para que expresse no vinho todo seu potencial.
Essa uva foi enviada para a Argentina em meados do século XIX, junto com outras diferentes castas francesas. Foi na região de Mendoza (precisamente em Luján de Cuyo) que a Malbec encontrou as condições climáticas ideais para o seu cultivo, incluindo a qualidade geológica e outros fatores para ser desenvolvida.
Mesmo a Argentina sendo o maior produtor mundial de uva Malbec, ela também é cultivada com sucesso no Chile, África do Sul, Estados Unidos, Itália e, obviamente, na França.
Características
Possui cor intensa, um vermelho escuro. Se for conservado em barris de carvalho, se torna mais encorpado e tem seu sabor ativado sem amarrar a boca.
O sabor do vinho depende do terroir em que a uva foi cultivada e também do barril de carvalho em que foi armazenado. Porém, geralmente possui gosto de frutas vermelhas ao chocolate. O vinho Malbec costuma ser sedoso e com baixa acidez. Já o aroma pode remeter sutilmente a baunilha, côco, especiarias tostadas, chocolate, café, cravo, etc.
O sabor dos vinhos argentinos Malbec são mais intensos de sabor e aroma, também com a uva de textura mais aveludada.
Harmonização
- Churrasco (carne bovina, de cordeiro, cabrito ou suína)
- Massas com molho de carne
- Queijos curados
- Vinhos rosés e espumantes Malbec combinam com petiscos, frutos do mar, peixes e carnes de aves
- Vinhos mais licorosos ou tipo vinho do porto harmonizam com chocolates e sobremesas
Curiosidades
- O sabor do vinho Malbec pode variar de acordo com as características do clima e do solo onde a uva é cultivada.
- Um vinho varietal, feito 100% com uva Malbec, se diferencia de bebidas produzidas com sua predominância e vinhos produzidos com mais de uma variedade de uvas (assemblage ou blends)
- A uva Malbec se chamava Côt ou Auxerrois, e foi um viticultor húngaro que a batizou de Malbeck, com ‘k’. Ainda hoje existem rótulos argentinos escritos dessa forma.
Referências: Mistral, Clube dos Vinhos, Blog Ben Vino