A uva Carménère é capaz de produzir vinhos bem aromáticos e possui uma história muito interessante. Ela teve origem na França e atualmente é sucesso de vendas no Brasil e no mundo.
Leia também outros posts da categoria ‘Conheça a uva”
A Carménère é originária de Bordeaux, França, e foi uma das castas mais cultivadas até o começo do século XIX. Porém, na década de 1860, ela foi praticamente dizimada devido ao ataque de uma praga chamada Filoxera, que devastou grande parte dos vinhedos franceses e de outros países do continente europeu.
As pessoas achavam que a uva havia sido extinta. Todavia, recentemente, nos anos 1990, a Carménère reapareceu no Chile. Provavelmente a casta foi trazida para a América do Sul por imigrantes europeus durante o século 19, junto com outras variedades francesas.
Hoje em dia, a Carménère é responsável por boa parte dos vinhos chilenos de qualidade.
Principais características da Carménère
O nome francês Carménère tem tradução para o português como “carmim”, o que está diretamente relacionado a cor da pele da uva, que exibe uma tonalidade de vermelho intenso. Essa coloração também costuma a aparecer nos vinhos feitos da vinha.
Os aromas variam de acordo com a forma de produção do vinho, porém, tradicionalmente, um bom Carménère deve ter uma combinação de frutas negras, terra molhada e um toque de pimenta preta.
Seus vinhos costumam ser elegantes, bem estruturados, com sabores aveludados, sedosos e marcantes. Os exemplares envelhecidos em carvalho ganham complexidade e podem apresentar notas de chocolate, baunilha e tabaco. Já os taninos costumam a ser bem macios, porém sem a mesma delicadeza que a Pinot Noir, por exemplo.
Curiosidades
- O Chile é um dos poucos países do mundo que ainda produz a Carmènére, tomando-a como a uva emblema do país, como o Malbec é para a Argentina.
- Os vinhos Carmènére podem ser harmonizados com azeitona, peru assado, queijo muçarela, queijo parmesão e saladas.
- Vinhos com essa uva são mais recomendados para serem servidos em noites de outono e inverno.
2 comentários
Queria a receita da gelatina de frutas com vinho!!!
Oi Laura! Você pode conferir essa receita clicando aqui!