Colocou um vinho no congelador ou freezer e esqueceu-o lá ou deixou-o por tempo demais e ele congelou? Entenda se isso pode afetar a bebida de alguma forma.
Leia também: Como armazenar vinho depois de aberto?
Infelizmente, isso acontecer pode sim afetar a bebida. Gelar o vinho e depois descongelá-lo pode afetar sua qualidade, sabor e aroma, já que podem se formar cristais de gelo que talvez distorçam suas características.
Isso pode ocorrer porque, ao congelar a bebida, o líquido se expande e pode até mesmo expulsar a rolha da garrafa, permitindo a entrada de ar e comprometendo a integridade da bebida. As mudanças drásticas de temperatura podem também acabar quebrando o vidro. Afinal, a forma como o vinho é engarrafado não é feita para “aguentar” esse tipo de prática.
O que fazer quando uma garrafa de vinho congela?
Se o líquido já congelou, a melhor coisa a se fazer é beber imediatamente depois de descongelar. Evite guardá-lo novamente na geladeira ou no freezer. Se não puder servi-lo inteiro de uma vez só, pode tentar aproveitá-lo em alguma receita ou fazer vinagre caseiro.
Quanto tempo o vinho deve ficar no congelador?
Caso você esteja com pressa para que a bebida fique em uma temperatura mais baixa e deseja colocá-la no freezer ou congelador, a dica é fazer isso o mínimo possível para que não agrida muito o vinho. Em média, coloque 20 minutos para os brancos, 10 para os espumantes (com mais cinco na geladeira) e apenas cinco minutos para os tintos.
Lembre-se que o vinho é uma bebida delicada, suscetível a temperaturas diferentes e vibrações. A melhor opção é guardar suas garrafas em uma adega climatizada, mas considere suas temperaturas ideais, a posição que devem ser armazenadas e evitar a exposição ao sol.