2020 foi um ano complicado. A pandemia do COVID-19 mudou a vida das pessoas de várias formas, inclusive no setor de vinho. Muitas fontes analisaram que o consumo de vinho aumentou nesse período, como o Brasil que comemorou o número recorde no consumo.
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O isolamento social obrigou uma necessidade de se reinventar, como fez uma vinícola nos Estados Unidos, que criou uma espécie de iglu de plástico para acomodar as pessoas em seus campos sem aglomeração e com proteção ao frio de dezembro.
Essa união de novos consumidores e de isolamento, criou tendências que devem continuar aparecendo em 2021 em diante, até mesmo após a resolução da pandemia. Confira:
1 – Degustações virtuais
As degustações virtuais apareceram com a COVID-19. Eventos online aproximaram sommeliers, vinícolas e enólogos de todas partes do mundo, tudo de um jeito fácil, ágil, privativo e econômico. Com certeza ainda teremos degustações presenciais depois da vacina, mas essa tendência virtual veio para ficar.
2 – Compras online
Essa tendência serve para qualquer setor de mercado. Houve uma restrição com as idas aos supermercados e lojas especializadas, fazendo com que o e-commerce fosse necessário.
Muitas empresas investiram em logística e canais online para engajar seus consumidores e aproximá-los cada vez mais de quem está por trás do produto. Tudo ficou muito mais simples e prático para quem vende e para quem compra.
A compra direta com o produtor pela internet deve crescer ainda mais, principalmente entre vinícolas menores e não tão conhecidas.
3 – Vinho em lata, principalmente nacionais
Em 2020 presenciamos a uma alta no dólar, fazendo com que o vinho importado fique mais claro. Sendo assim, o vinho nacional ficou mais competitivo: houve aumento de 27,8% na escolha de garrafas nacionais.
O levantamento é de uma pesquisa da Organização Internacional de Vinícolas e Vinhos (OIV).
Além disso, vinhos em lata começaram a ganhar um espaço especial na vida dos enófilos. Com o aumento do consumo da bebida, ela acabou alcançando também muitos jovens, gente que costuma preferir praticidade, para levar suas bebidas para festas, praia, entre outros momentos descontraídos.
4 – Vinhos naturais, biodinâmicos e orgânicos
Vinhos orgânicos simples, biodinâmicos e naturais estão cada vez mais caindo no gosto dos consumidores. Costumam ser produzidos de maneira sustentável, possuem um sistema de base ecológica muito melhor para o meio ambiente e são vistos como uma grande aposta para o futuro da indústria. Em um período que o aquecimento global piora a cada dia, seu consumo é muito recomendado.
5 – Vidros leves, além das latas
Garrafas feitas com vidro mais leve e que possuem rolhas com emissão zero de carbono terão destaque nas escolhas dos consumidores. A versão do vinho em lata também é considerada mais sustentável, pois e embalagem é 100% reciclável.
Um feliz ano novo para todos os amantes de vinho, e vamos aproveitar todas essas novidades juntos!