O concurso Catad’or Wine Awards é considerado o mais importante da América Latina. O evento aconteceu no Chile, de 03 a 09 de julho, e possui 23 anos de trajetória. Neste ano, um espumante brasileiro recebeu uma grande premiação.
Leia também: Vinhos e espumantes gaúchos foram premiados na França
O espumante brasileiro vencedor foi o Garibaldi Moscatel, da vinícola Garibaldi, que levou o prêmio principal da categoria no concurso: melhor espumante de Cono Sul.
Descrição do espumante: Espumante suave e cremoso, com acidez equilibrada e refrescante. Com coloração clara com reflexos esverdeados e aspecto brilhante com ótima formação de perlage. Combina com frutas frescas, frutas em calda, sorvetes, bolos, canapés, queijos e patês.
.
O Catad’or Wine Awards premiou amostras de vinhos tintos e brancos, espumantes, destilados e piscos. Foram quinze países que participaram desta 23ª edição, incluindo rótulos de fora da região como Austrália, Líbano, Bulgária, Portugal, China, Espanha, Israel e Estados Unidos. O júri era composto por 45 membros de 14 países, que analisaram mais de 600 amostras.
“Um vinho que tem uma medalha de Cata d’Or é um vinho que vai ser bom com certeza, porque já passou por um filtro de um júri internacional sob as regras da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho)”, afirmou o diretor do concurso, Pablo Ugarte, à imprensa.
Além do espumante brasileiro, vinhos chilenos, australianos, espanhóis e argentinos também receberam destaque entre as medalhas de ouro. Foram premiados um Syrah e um Riesling da Austrália, um Malbec e dois Cabernet Sauvignon da Argentina, um Touriga Nacional de Portugal e um Tempranillo da Espanha.
Além desses, os chilenos ganharam a maioria das medalhas. O ‘Memorias 2015’, do vinhedo El Principal, foi eleito como o melhor vinho chileno. Ainda na categoria de melhor espumante do Cone Sul, entre os piscos foi escolhido o Pisco Mal Paso 40º Reservado, do Valle del Limarí. Já o vinho Solares 2012, do vinhedo La Roncière, recebeu o prêmio de melhor vinho ícone e entre os Carmenere.
Fonte: G1