A presença de animais no vinhedo pode ser importante. Apesar de terem alguns que são conhecidos por serem ladrões de uvas, eles podem ser úteis na produção dos vinhos.
Leia também: Vinícola libera exército de 1.600 patos para conter pragas
Existe uma tradição ancestral na agricultura, por exemplo, que é o uso de cavalos para o arado. Isso continua sendo comum, mesmo com a invenção de tratores. Rebanhos de ovelhas, gansos, galinhas, porcos e outros animais também foram criados ao redor dos vinhedos, mesmo após a criação de pesticidas para o controle de pragas.
Conheça a importância de diversos animais para a viticultura:
Cavalos
Cavalos ajudam a evitar a compactação do solo e a degradação potencial que pode ser causada pelos tratores. Ou seja, são usados para a aração suave entre as videiras.
Eles também comem parte da copa das plantas e fertilizam o solo, diminuindo a necessidade de fertilizantes e de corte manual das folhas superiores que impedem que os raios solares cheguem na uva.
Ovelhas
Ovelhas comem as ervas daninhas que crescem na base das vinhas e ainda fertilizam o solo naturalmente.
Falcões, gaviões e corujas
Esses tipos de aves de rapina costumam ser ótimos para controlar populações de pássaros e roedores que tendem a infestar os vinhedos em busca das uvas no período da colheita.
Galos e galinhas
Esses animais ajudam a eliminar insetos e pequenas pragas que ficam na base das videiras e que podem atacar as uvas. Na sua patrulha, também auxiliam na fertilização.
Gansos
Ajudam no controle de pequenas pragas, principalmente de besouros e aranhas. Além disso, também alertam contra possíveis ameaças, como cobras.
Porcos
Porcos de uma raça doméstica de tamanho pequeno ajudam a manter a grama baixa e a controlar as ervas daninhas. Eles são pequenos demais para alcançar as uvas, então não causam problemas.
Lhamas e alpacas
Em algumas regiões, como na América do Sul, lhamas e alpacas podem ser vistas nas vinícolas controlando as ervas daninhas e também fertilizando os terrenos dos vinhedos.
Abelhas
As abelhas são ótimas para as vinhas. Elas ajudam a polinizá-las, junto com as flores silvestres nativas e as plantas de cobertura que geralmente são usadas para atrair insetos benéficos. Assim, elas comerão alguns desejados, como cigarras e ácaros.
Tatus
Ajudam no controle de vermes e formigas comedoras de vinhas. Eles devoram vários insetos terrestres, mas também podem acabar comendo as uvas. Para evitar isso, é só ter controle sobre a população.
Fonte: Adega