O mercado de Champagne prevê uma desaceleração em 2023, após dois anos consecutivos de crescimento. Fatores como o aumento dos custos das matérias-primas, incluindo o vidro, a redução do poder de compra dos consumidores e as incertezas geopolíticas estão impactando o setor dos prestigiados vinhos espumantes da região. Essas tendências estão levando a uma perspectiva mais cautelosa para o mercado de Champagne no próximo ano.
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Para compensar o aumento dos custos de produção, como o vidro e o gás, as casas de champagne optaram por aumentar os preços das garrafas, seguindo uma estratégia de “upscaling” que já estava em andamento há alguns anos. Esse aumento resulta em um acréscimo de aproximadamente 9,4% a 12% no valor final do produto. Essa política de reajuste de preços visa garantir a sustentabilidade econômica das casas de Champagne diante dos desafios enfrentados pelo mercado e das crescentes pressões financeiras da indústria.
Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha foram os países onde a procura por champagne caiu. Assim como a própria França, que houve uma retração da categoria. Segundo o Comitê Interprofissional de Vinhos de Champagne (CIVC), a participação de mercado dos espumantes finos na França caiu cerca de 2% no ano passado. Com isso, o setor antecipa uma queda de 5 a 8% nos volumes de champagnes embarcados.