O enoturismo é cada vez mais procurado pelos turistas. Aproveitando essa força, a empresa de aluguel de imóveis para férias, Airbnb, criou uma nova categoria chamada “Vinhedos”, que mostra estadias que ficam próximas ou em meio de vinhas. A categoria já conta com mais de 120.000 imóveis focados em vinho.
Leia também: 10 imperdíveis rotas de vinho pelo mundo
A nova categoria foi criada depois que uma análise realizada pelo próprio Airbnb mostrou que as estadias em vinhedos, juntamente com outros anúncios diferentes, como casas na árvore e casas históricas, cresceram 120% em 2021 em comparação com 2019, à medida que o mundo começava lentamente a emergir da pandemia de covid-19.
Segundo a plataforma, em 2021 as vinícolas ou casas que possuem vinha tiveram um faturamento médio de 56 mil reais em aluguéis feitos pelo Airbnb, motivo que chamou a atenção da empresa para a criação da nova categoria.
Por enquanto, a nova categoria conta com apenas locais da Argentina, Croácia, França, Portugal e Reino Unido. Porém, a plataforma acredita que a categoria tem tudo para crescer mundo afora nos próximos meses.
Existe uma grande variedade de opções e atividades dentro do enoturismo. Portugal tem um megacomplexo dedicado ao vinho, por exemplo, repleto de museus, restaurantes e eventos. O safari na Califórnia já se trata de um passeio mais inusitado.
Aqui no Brasil, no Rio Grande do Sul, antigas pipas viraram chalés em que você pode reservar a sua estadia.
Você pode conferir mais destinos interessantes na nossa categoria de enoturismo. Se preferir, reservamos uma seção especial para os destinos brasileiros.