Apesar desse ano não ser um bom momento para reunir a família inteira, muitas pessoas moram com alguns familiares e podem passar a Páscoa de quarentena seguindo a tradição. Se você planejou preparar um bacalhau ou devorar chocolates na data, experimente essas combinações com vinho.
Leia também: Faça um molho de vinho tinto para carnes
Bacalhau
Vai fazer bacalhoada? A bacalhoada é um prato que leva azeitona, cebola, pimentão, batatas e azeite, então é necessário encontrar um vinho que encare a untuosidade do prato. Um vinho branco suave pode ser a harmonização perfeita. Tente harmonizar com o Circus Sauvignon Blanc, que tem a estrutura certa pra isso, ainda com seu sabor tropical de notas florais e nuances que remetem a chás de frutas.
Vai fazer bolinho de bacalhau? Para fazer uma harmonização deliciosa, você precisa de um vinho que aceite ser bebido junto à frituras. Opte por um vinho branco como o Miolo Reserva Chardonnay, que equilibra muito bem com pratos com tendência à suculência e à gordura.
Vai fazer ceviche de bacalhau? Esse prato requintado precisa de um vinho especial para acompanhar. E para equilibrar com a acidez do limão que compõe a marinada do prato, os Sauvignon Blanc chilenos geralmente são uma boa pedida. Tente experimentar com o Casillero Del Diablo Sauvignon Blanc, que é um vinho redondo, pleno, de um balanço e elegância perfeitos.
Chocolates
Se for comer chocolate amargo… Opte por um espumante brut. Ele suporta bem a intensa presença do cacau e suas delicadas notas tostadas contribuem para o encontro de sabores. Que tal experimentar com o espumante Ponto Nero Cult Brut?
Se for comer chocolate ao leite… O vinho ideal para esse tipo de chocolate é uma bebida delicada e com uma doçura que entre em sintonia com o açúcar persente na guloseima. Portanto, a escolha perfeita são os vinhos de Colheita Tardia.
Se for comer chocolate branco… Os brancos são marcados pela predominância da manteiga de cacau e pela untuosidade. Para segurar esse sabor, o ideal é beber um espumante Moscatel de acompanhamento. Tradicionalmente mais doce, o perlage e a acidez ajudam a “limpar” a boca da gordura e da doçura da guloseima. Tente experimentar com o Ponto Nero Live Celebration Moscatel.