O vinho do Porto é símbolo de Portugal. Tem sabor singular e bastante característico, é uma bebida natural e fortificado, com teor alcoólico mais elevado (entre 19 e 22%). Caso você seja um enófilo, você precisa experimentá-lo pelo menos uma vez. É o suficiente para se apaixonar!
Leia também: Drink “Locomotiva” é elegante e leva vinho do Porto
Antes de começarmos a falar de comida, é preciso ficar atento a um aspecto importante para o momento do consumo: nunca beba o vinho do Porto gelado. O ideal é preservar em 12°C e deixar chegar na temperatura em taça. Dessa forma, você sentirá todos os sabores mais plenamente.
O vinho do Porto é uma bebida especial, muito versátil e pode ser harmonizada com vários tipos de alimentos. Normalmente este vinho é servido no final da refeição, com uma seleção de queijos e frutos secos. Pode também ser servido como um delicioso aperitivo.
Mas o vinho do Porto não é um só – existem vários tipos. Existe o Ruby, o Tawny, o branco e o rosé. E dentro do Ruby ainda têm as seguintes variações: o básico, o reserva, o vintage e o Late Bottled Vintage (LBV).
Ruby, LBV e Reserva
A versão Ruby vai perfeitamente bem ao lado de queijos salgados (como parmesão e gorgonzola), mas também tem algumas notas de chocolate que combinam com doces e sobremesas. O LBV (Late Bottled Vintage) e o Reserva seguem o mesmo princípio de harmonização.
Sugestão de rótulo: Vinho do Porto Churchill’s Ruby Reserva
Tawny
Os magníficos vinhos Tawny harmonizam perfeitamente com chocolate amargo, crème brulée, crumble de maçã e gelado de baunilha.
O nome tawny significa “acastanhado”, devido a cor ligeiramente castanha. Por causa de suas notas de castanhas e nozes, combinam muito bem com um mix de nuts, queijos maturados ou sobremesas à base de castanhas.
O vinho do Porto 20 Anos, em especial, tem uma maravilhosa acidez e harmoniza lindamente com foie gras e pão brioche no início de um delicioso jantar.
Sugestões de rótulos:
Vinho do Porto branco
São melhores servidos frescos ou como aperitivo. Todavia, se for branco seco pode combinar com gaspacho e presunto cru e se for doce pode harmonizar com amêndoas do Douro assadas, salteadas com azeite e sal, foie gras e sorvetes de baunilha ou creme.
Sugestão de rótulos:
Referências: Grand Cru, Taylor, Marcelo Copello
Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco