A programação do Dia do Vinho Brasileiro ocorre desde o dia 17 de maio a 2 de junho. A data no Rio Grande do Sul foi instituída em Lei no primeiro domingo de junho de cada ano, promulgada em 12 de dezembro de 2003.
Leia também: Consumo de vinho cresce no país
Neste período, os varejos e vinícolas que participam do evento comercializarão vinhos com preços promocionais que variam de 10% a 50%, assim como alguns dos restaurantes e hotéis parceiros oferecerão taças de vinhos e sucos e pacotes promocionais.
Conforme a Coordenadora do Dia do Vinho, Márcia Ferronatto, entre os destaques da programação constam dezenas de festividades realizadas nas cidades e nos roteiros turísticos para que todos entrem no clima de festa, marcando com muitos brindes a data que hoje consta no calendário oficial do Rio Grande do Sul. “É uma programação intensa, que visa evidenciar o vinho, nossa cultura, e queremos todos juntos divulgando o Dia Nacional do Vinho”, ressalta.
Bento Gonçalves está entre os municípios participantes, integrando a Região Gaúcha Uva e Vinho. Quase 70 atividades estão preparadas para receber os visitantes na Capital do Vinho. “Trazendo a palavra dos Municípios que apoiam o Dia do Vinho, pra nós é importantes, nos une, nos traz o sentimento de união. E estar em Monte Belo essa cidade maravilhosa que mostra que todos estão reunidos por um proposito, o vinho”, disse o Prefeito de Bento Gonçalves, e Presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), Guilherme Pasin.
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do projeto Vinhos do Brasil e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (Seapi-RS), e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho.
Para a programação completa, você pode visitar o site oficial.
Cidades participantes:
Rio Grande do Sul: Antonio Prado, Bagé, Bento Gonçalves, Candiota, Don Pedrito, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Itaara, Itaqui, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Recanto do Maestro, Rolante, Santa Maria, Sant’ana do Livramento, Silveira Martins, São João do Polêsine, Veranópolis e Vila Flores.
Santa Catarina: Água Doce, Campo Belo do Sul, Rancho Queimado, São Joaquim, Urubici, Urupema, Urussanga e Videira.
Paraná: Campo Largo, Colombo, Curitiba, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.
São Paulo: Jundiaí e São Roque.
Minas Gerais: Andradas
Bahia: Vale do São Francisco
Fonte: Site Oficial, Bento
Foto: Helena Lopes