O espumante Salton Prosecco ficou no Top 10 da Effervescents Du Monde, competição realizada entre os dias 14 e 16 deste mês, em Dijon, na França. O concurso anual reúne mais de 600 amostras de produtores de mais de vinte países. O rótulo foi premiado com medalha de ouro e, a partir de então, passível de entrar na lista dos melhores do mundo.
Leia também: Salton recebe três medalhas de ouro em concurso internacional de vinhos
A Salton é líder de mercado entre os espumantes nacionais, vendendo em torno de 600 mil garrafas de seu Prosecco por ano, o único representante brasileiro na lista premiada. “Acreditamos que esse produto expressa características muito específicas da Serra Gaúcha. Além do grande valor da premiação, ela reforça a qualidade do produto brasileiro a nível mundial e, principalmente, o que mais acreditamos: a nossa vocação para produção de espumantes”, comentou Gregório Salton, enólogo da vinícola.
O premiado Salton Prosecco é produzido pelo método Charmat, de segunda fermentação em tanques. Fácil de beber e harmonizar, isso faz com que este espumante seja ideal para qualquer comemoração ao longo do ano. Possui coloração amarelo claro com reflexos esverdeados e conta com abundante desprendimento de borbulhas finas. Apresenta aroma frutado de maçã, pera e cítricos, e alguns nuances florais. No paladar é leve, com boa acidez e cremosidade.
Mas as premiações não param por aí. O terroir brasileiro caiu no gosto das 62 mulheres que julgam o Concurso Internacional de Vinos La Mujer Elige, que aconteceu entre 8 e 11 de novembro em Mendoza, na Argentina.
Entre as mais de 400 amostras de 19 países, a Família Salton voltou para casa com seus rótulos Salton Prosecco, Salton Brut, Salton Moscatel, Salton Rosé, Séries by Salton Rosé Brut e Séries by Salton Moscatel premiados.