Cinco rótulos de vinhos e espumantes da vinícola Casa Valduga foram eleitos os melhores do país pela nova edição do Guia Adega. A publicação é considerada uma das principais referências para o mercado nacional de vinhos, sendo o maior guia brasileiro do setor. A nova edição do Guia Adega avaliou mais de 400 rótulos, de 70 vinícolas brasileiras.
Leia também: Casa Valduga tem destaque na Avaliação Nacional de Vinhos 2018
O rótulo Sur Lie foi considerado o melhor nature do Brasil, o melhor espumante e o melhor do ano, com 93 pontos. O espumante 130 Brut Rosé foi nomeado o melhor espumante rosé e melhor espumante brut, com 92 pontos. Já o Casa Valduga 130 Blanc Noir foi escolhido como o melhor de sua categoria, obtendo 92 pontos.
Entre os vinhos, o destaque dos tintos ficou com o Casa Valduga Terroir Identidade Pinot Noir, considerado o melhor Pinot Noir, com 90 pontos. O destaque dos brancos foi o Casa Valduga Terroir Exclusivo Viognier, que também conseguiu 90 pontos.
No total são 19 rótulos da Casa Valduga que foram pontuados no Guia Adega 2019.
Saiba mais sobre os rótulos vencedores
O Casa Valduga Sur Lie é um espumante em sua forma mais bruta, sem dégorgement e consequentemente, sem dosagem pós-dégorgement de licor de expedição. Por não passar por este afinamento, a autólise das leveduras ocorre enquanto a garrafa permanece fechada. Esse é o grande diferencial deste exemplar, ele continua envelhecendo por tempo indeterminado e a decisão de interromper esse processo é única e exclusiva do consumidor, que decidirá o tempo de maturação da bebida, para apreciá-la conforme sua preferência.
Elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir de safras especiais, por meio do método champenoise, o espumante é mantido durante 36 meses em autólise de leveduras. Luminoso, possui coloração salmão, com perlage fino e delicado, formando uma coroa generosa. O bouquet é expressivo, denotando frutas confitadas e licor de cereja. Ao longo da degustação as notas de sua maturação revelam amêndoas e brioche. Sua cremosidade e elegância são destacados no paladar, com a acidez suculenta, combinada com o retrogosto evidenciado pelos toques amanteigados.
Casa Valduga 130 Blanc de Noir
Elaborado exclusivamente com uvas Pinot Noir de safras especiais, pelo método champenoise, permanece em autólise de leveduras por 36 meses. Encantador, possui coloração amarelo palha profundo e um delicado perlage. O bouquet mostra-se autêntico e complexo, com notas de amora e framboesa em perfeita harmonia com as nuances de frutas secas e o delicado toque de flores escuras. A intensidade da Pinot Noir resulta em um espumante robusto, com excelente cremosidade e frescor.
Casa Valduga Terroir Identidade Pinot Noir
O Casa Valduga Identidade Pinot Noir é um vinho tinto que tem a verdadeira expressão desse tipo de uva. O rótulo apresenta um resultado leve e fresco, onde as características varietais são ainda mais evidentes em seu retrogosto essencialmente frutado. O seu aroma lembra frutas maduras como cereja e morango, aliados a marmelo e notas atribuídas pelo carvalho, como anis, tabaco e um leve toque mentolado.
Fonte: Famiglia Valduga