O Instituto do Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) anunciou esta terça-feira, 24 de Julho, que efetuou o registo da marca coletiva Vinagre de Vinho do Porto. Os comerciantes e produtores do vinho faziam essa exigência há muito tempo, e agora eles tem sinal positivo por parte do Estado.
Leia também: TOP 10 cidades que mais bebem vinho no mundo
Considerando “o potencial qualitativo do vinagre elaborado exclusivamente a partir de vinho do Porto” e após “vários meses de estudos, pesquisas de mercado e avaliação da metodologia a seguir”, o instituto público português decidiu avançar com o registo e oficializar a nova categoria de vinagre, que já era permitida em outras regiões demarcadas europeias, como Champanhe ou Jerez.
O “Vinagre de Vinho do Porto surge do interesse do setor em apresentar um produto premium proveniente do vinho do Porto”, disse Manuel Cabral, presidente do IVDP. Isso acontece principalmente após a declaração que o Douro este ano deverá produzir menos vinho do Porto do que esperado, devido aos ataques de míldio nas plantações. O resultado final da próxima vindima vai depender das condições climáticas que forem registradas até setembro. Este ano, a vindima começará com um atraso de cerca de dez dias em comparação com a média da região.
Manual Cabral argumenta também que “a experimentação já desenvolvida e a procura de novos produtos de elevada qualidade, que possam acrescentar valor ao setor vitivinícola, fazem parte do posicionamento do IVDP que salvaguarda sempre a imagem de prestígio internacional de que beneficia a Denominação de Origem Protegida Porto”.
Fonte: Jornal de Negócios, 2018. Acesso em 25/07/2018.
Foto: Ricardo Meireles