A África do Sul é um excelente destino para quem quer fazer enoturismo internacional. O país tem clima mediterrâneo, ensolarado em boa parte do ano, com um solo fértil que assegura o crescimento de videiras fortes e saudáveis. Lá eles têm mais de 600 vinícolas e é a terra da uva Pinotage. Cada vez mais, a África do sul atrai visitantes em busca de vinhos premiados.
Leia também: Destinos Brasileiros: Vale de São Francisco
A África do Sul é conhecida pelos seus vinhos encorpados, brancos frutados e conhaques. Também é o sétimo maior produtor de vinhos do mundo e o sexto maior exportador. A viagem pode trazer experiências incríveis para os brasileiros.
Lá, as variedades de uva de vinho branco incluem Chenin Blanc, Colombard, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling e Semillon. Entre os tintos estão Cabernet Sauvignon, Pintoage (variedade quase exclusiva à África do Sul), Merlot, Shiraz e Pinot Noir.
As principais regiões vinícolas são: Coast, Olifants River, Boberg, Breede River Valley, e Klein Karoo. Todas elas têm suas rotas de vinho que podem ser visitadas.
A vinícola que você não pode deixar de visitar é a Nederburg. Ela é a vinícola mais premiada do país e também a que mais produz vinho. O restaurante deles combina gastronomia com vinho, e é administrada pelo chef Edmore Ruzoza. Os visitantes podem passar pelos vinhedos e conhecer o museu da vinícola. A adega, onde os os barris são armazenados e o vinho maturado, também pode ser visitada. Durante a degustação, a Nederburg disponibiliza diversos rótulos, com modalidades diferentes.
Se você tem preferência por espumante, talvez goste também de visitar a The House of JC Le Roux, por ser a principal produtora de espumantes da África do Sul. Ela oferece algumas opções de degustação e harmonização, além do restaurante e passeio pelos prédios e vinhedos.
O enoturismo na África do Sul pode ser uma viagem elegante e diferente. É um país com tradição e qualidade nos vinhos, além das belas paisagens dos vinhedos!
Referências: Original Miles, 2017. Acesso em 17/07/2018.
Maior Viagem, Outubro 2017. Acesso em 17/07/2018.
Viver a Viagem, Junho 2017. Acesso em 17/07/2018.
Foto: Nederburg