A Tempranillo (conhecida em Portugal como Tinta Roriz) é uma uva vinífera antiga, cujos estudos dizem que já era cultivada por volta de 1.000 AC, na atual província de Cadiz. Porém, foi lá em Rioja, Espanha, que a Tempranillo ganhou predominância e reconhecimento.
Seu nome vem da palavra espanhola “temprano“, que significa “cedo”, e faz referência ao seu amadurecimento precoce, pois normalmente é uma das primeiras uvas tintas a ser colhida, algo que a torna versátil e apta para ser cultivada em climas diferenciados.
Cultivo da uva
O cultivo da Tempranillo é mais bem exercido em regiões de altitudes relativamente altas e clima frio, principalmente quando o objetivo é conseguir acidez. Por ser versátil e de fácil adaptação, ela também pode ser cultivada em lugares quentes, onde o calor ajuda a dar a sua cor forte e brilhante, além de níveis mais altos de açúcar. Ou seja, a Tempranillo se comporta bem sob variadas temperaturas, mudando suas características de acordo com cada região.
Características da uva
A Tempranillo costuma a ser uma uva de tamanho médio, com cachos reduzidos e bastante compactados, com cor escura e casca espessa.
De um modo geral, é uma variedade de acidez média ou baixa, pouco açúcar e taninos expressivos. Seus vinhos geralmente são ricos e mesclam elegância com robustez, evidenciando a presença forte de frutas vermelhas e sabor picante. Também são bastante aromáticos e bem estruturados. Desenvolvem complexidade com a idade e com o amadurecimento em barricas de carvalho. Na Espanha, a Tempranillo desenvolve aromas de frutas vermelhas e nuances de couro.
Curiosidades
- A Tempranillo é encontrada tanto em vinho varietal, quanto em assemblages. Em Portugal, é comum ser encontrada em blends com a Touriga Nacional e Touriga Franca. Também é muito utilizada no vinho do Porto.
- Além de gerar vinhos tintos, também pode ser encontrada vinificada em rosé.
- Sua harmonização vem de encaixe perfeito com carnes defumadas ou grelhadas, queijos, massas e pratos da cozinha Mexicana.
- Ela também é produzida fora da Europa, em países como Argentina, Chile, México, Estados Unidos e Austrália.
Fontes: Clube Paladar, Winepedia, Clube dos Vinhos, Malgarim, Paul Vandinter