Um dia você pode abrir seu vinho preferido e ver que ele está com um sabor diferente. Ou então vai experimentar um vinho que nunca bebeu e acha que o cheiro está esquisito. Na dúvida, seguem 6 sinais que indicam que a bebida está com defeito.
Leia também: 9 benefícios do consumo de vinho para a saúde
1. Aroma e sabor de vinagre
Assim que abrir a garrafa de vinho e perceber notas que lembram vinagre, tome cuidado. O sabor também deverá ser de vinagre e essas características dificilmente serão consideradas uma qualidade do vinho. Aroma e sabor avinagrado majoritariamente significam um defeito grave.
2. Amargor em excesso
Cada um tem um limite de sensações no paladar e no olfato, mas se o vinho estiver demasiadamente amargo, de maneira desagradável, isso pode ser um problema relacionado à presença de bactérias. Portanto, fique atento.
3. Sabor metalizado
O sabor metalizado pode ocorrer pela combinação de vinho tinto e peixe, o que não se trata de um defeito, mas é simplesmente uma harmonização não recomendada.
Por outro lado, em alguns casos, esse sabor pode vir da Brett ou de outras leveduras deterioradas e, nesse caso, dependendo do nível, o vinho se torna desagradável ao paladar. Ele ainda pode ser resultado da redução e, aqui, aeração pode ajudar a minimizar isso.
4. Odor de ovo podre
Esse é um dos problemas mais fáceis de reconhecer que o vinho está estragado. Aromas sulfurosos em geral nunca são agradáveis.
Surpreendentemente, em alguns casos eles podem ser passageiros, como em vinhos levemente reduzidos. Se esse for o motivo, basta aerar a bebida e o odor ruim desaparecerá. Porém, se não sumir, o problema é mais grave. O vinho está com defeito!
5. Odor de papelão molhado
Esse também é um cheiro relativamente fácil de identificar. Ele é o aroma típico que identifica um vinho bouchonné, ou seja, contaminado com TCA, substância que torna a bebida intragável aromaticamente.
6. Odor de mofo
O odor de mofo é bem desagradável. Mofo e bolor são aromas que também denotam um vinho estragado, provavelmente contaminado por bouchonné/TCA. Se sentir algo assim, peça para trocar a garrafa.