Que a Cabernet Sauvignon é a uva mais consumida entre o mundo dos vinhos todo mundo já deve saber. Ela ganhou o título de “rainha das uvas tintas”, e com certeza é a que faz os vinhos mais populares. Leia abaixo algumas curiosidades sobre a casta que pouca gente sabe.
Leia também: Conheça a uva: Cabernet Sauvignon
1. A Cabernet Sauvignon tem parentesco com outras uvas
Foi comprovado pela Dr. Carole Meredith que a Cabernet Sauvignon tem parentesco com a Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc. Foi usado tripagem de DNA para fazer a indentificação.
A Cabernet Sauvignon também é meia-irmã da Merlot, da Hondarribi Beltza (do País Basco) e da Carménère. Se você for perceber, essas uvas tem muita semelhança.
2. Ela é a uva mais cultivada no mundo
Um estudo feito na Universidade de Adelaide, Austrália, comprovou que a Cabernet Sauvignon e a Merlot são as uvas mais cultivadas no mundo.
3. Cabernet Sauvignon possui altos níveis de Metoxipirazina
Metoxipirazina está presente no aroma da Cabernet Sauvignon em níveis elevados. Isso faz com que a uva tenha um sabor vegetal e “verde”, que parece muito com pimentão. Em pequenas quantidades apresenta aromas de pimenta preta, verde ou sálvia. Portanto, as vinícolas tendem a tomar mais cuidado para que a Metoxipirazina não estrague o gosto do vinho. Cientistas descobriram que essa variação de nível está ligado ao crescimento excessivo da parte folhosa da videira.
4. Ela participa dos mais famosos blends
A Cabernet Sauvignon é importantíssima em vinhos somente da casta, mas também faz parte de blends bem conhecidos.
Bordeaux: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, com toques de Malbec, Petit Verdot e Carménère.
Supertoscanos: Sangiovese, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Syrah.
Corte CMS: Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah.
Corte Australiano: Shiraz-Cabernet.
5. As vinícolas de Napa Valley pagam mais, em média, pela Cabernet Sauvignon do que por outras uvas
6. Os vinhos de Cabernet Sauvignon são rastreados e negociados como ações
A revista Worth mencionou que o investimento em vinhos oferece retornos semelhantes ao ouro ou jóias. Uma das principais regiões para investimento em vinhos é Bordeaux.
7. É a variedade mais plantada no Chile
8. É uma das variedades mais importantes da China
9. A Cabernet Sauvignon é a uva mais bem avaliada na Wine Spectator
Uma breve pesquisa no banco de dados de classificação da Wine Spectator irá revelar quase 24 mil notas de prova dedicadas a vinhos com Cabernet Sauvignon. Este é o número mais elevado de avaliações dedicadas a um vinho tinto. Ela só perde para a Chardonnay.
10. A Cabernet Sauvignon harmoniza MUITO BEM com carne
Pesquisadores descobriram que os taninos da Cabernet Sauvignon agem como “raspadores” de gorduras e proteínas que se acumulam sobre a língua a partir dos alimentos que comemos. A carne vermelha tem níveis mais elevados de proteínas e gorduras e, portanto, precisa de um vinho com maior tanino para “limpar o paladar”.
11. Surgiu no Brasil na década de 70
12. É conhecida desde o século 18
Os primeiros registros históricos contendo o nome desta uva datam do século 18. No entanto, é possível que antes disso o vinho produzido com a Cabernet Sauvignon já fosse apreciado pelos europeus pertencentes às classes sociais mais elevadas, sobretudo a nobreza.
13. É uma casta resistente
Um dos motivos que fizeram com que a Cabernet Sauvignon se tornasse uma uva tão cultivada no mundo todo foi sua resistência. Além de ser forte contra pragas e excesso de chuva, ela pode se adaptar facilmente tanto a climas mais frios quanto quentes.
Referência: Viva o Vinho | Atualizado em: 30/06/2020