Se você gosta de beber vinho e ao mesmo tempo tem o objetivo de manter um estilo de vida saudável e/ou emagrecer, você provavelmente está se perguntando qual desses dois tipos de vinho pode ser mais benéfico dentro da sua dieta.
A resposta, no entanto, não é tão simples assim.
Leia também: Vinho faz bem para a saúde cerebral
Vinho tinto X vinho branco
O vinho tinto é produzido com uvas inteiras, o que inclui a pele e as sementes. Exatamente devido a isso, os tintos são particularmente ricos em antioxidantes.
Já na produção do vinho branco, as sementes e as peles das uvas são removidas antes do processo de fermentação. Isso gera um sabor mais doce, por não conter taninos (substâncias antioxidantes presentes, principalmente, na casca e sementes).
As propriedades nutricionais de ambos vinhos apresentam semelhanças. Porém, há dois aspectos que os diferenciam: o tinto contém uma quantidade de vitaminas e minerais superior; e o branco contém menos calorias.
Uma taça de vinho tinto contém cerca de 125 calorias e um branco tem 121. A diferença é de apenas 4 calorias. Além disso, quando se trata dos açúcares e carboidratos presentes em ambas bebidas os valores são iguais.
Sendo assim, o que escolher? É claro que a sua preferência deve ser levada em consideração. No entanto, o tinto não possui muito mais calorias que o branco e ainda traz os benefícios dos antioxidantes, portanto acaba sendo uma melhor escolha para sua saúde. Contudo, independentemente do que for decidir, beba sempre com moderação!