O vinho em lata chega aí para quebrar as tradições de consumo de vinho, desde a criação da tampa de rosca. Essa nova tendência do mercado é prática e está rapidamente ganhando espaço, já tendo suas versões da Vivant, Miolo e Casa Valduga.
Leia também: O primeiro espumante da Miolo completa 25 anos
Já pensou poder beber vinho na praia, na piscina, no piquenique, em festas ou na balada? O vinho em lata permite essa versatilidade, já que seria bem complicado carregar uma garrafa de vidro com saca-rolhas e uma taça para qualquer um desses lugares. Tradicionalmente, o vinho é uma bebida requintada, usada para harmonizar pratos em jantares. Porém, não precisa ser assim. Como diz a publicidade do vinho em lata da Vivant: é para curtir e brindar #SemPreocupação.
É claro que existe um preconceito com o produto sendo vendido dessa forma. Enófilos costumam ser consumidores bastante tradicionais, mas com o crescimento constante de amantes de vinho, está também conquistando pessoas mais jovens e práticas. De qualquer forma, consumir a bebida em lata em momentos mais descontraídos não impede ninguém de continuar tomando vinho em jantares mais refinados.
Quais as características do vinho em lata?
Em geral, costumam ser vinhos finos e secos, com versões frisante, espumante ou tranquilo (sem presença de borbulhas). Podem ainda ser tintos, brancos ou rosés.
Mas e a qualidade da bebida não é comprometida? Não! Mas é claro que, os vinhos colocados nesse tipo de embalagem, não são muito complexos e nem com uma grande variedade aromática e gustativa. Eles são mais simples, o que também não é sinônimo de um produto ruim. Várias marcas grandes e premiadas, como a Vivant, Casa Valduga e Miolo, já tem vinhos em lata.
Ecologicamente, a lata também é vantajosa. Isso porque o recurso natural para a produção de alumínio é bem menor e ainda é possível reciclar a lata após o uso, o que diminui a destinação desses resíduos ao meio ambiente.
Essa tendência já é sucesso nos Estados Unidos e agora expande para o mercado brasileiro. Se você ainda acha a novidade estranha, tente experimentar ao menos uma latinha! Ao contrário dos engarrafados, o valor é bem mais baixo e permite uma degustação sem comprometimento.
As latinhas costumam ter 269 ml, o que dá em torno de duas taças.
Experimente esse jeito leve, versátil e descomplicado de beber vinho!
Dicas do blog de vinhos: