O mercado de vinho italiano registrou em 2022 um crescimento no volume de 18,4% nas vendas para o Japão. O número representa exatamente o dobro do volume apontado um ano antes, segundo dados do Veronafiere-Vinitaly em parceria com a Ice Agecy.
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Atualmente o Japão é o sexto maior mercado importador de vinhos do mundo, ultrapassando a China, e sendo um dos mais cobiçados entre vinícolas europeias. A importação total de vinho italiano foi na ordem de 278 milhões de euros, mantendo o Japão como o segundo consumidor global. A França segue liderando com folga o mercado japonês com mais de 1 bilhão de euros de exportações de vinhos e espumantes.
O bom desempenho foi particularmente positivo entre produtores de vinho tinto, quando em 2022 representaram exportações para o Japão na ordem de 165 milhões de euros, alta de 25% em relação ao ano anterior.
Ainda que tenha tido um bom ano no Japão, a Itália segue ainda enfrentando grandes rivais na Ásia. Globalmente os vinhos italianos seguem como os segundo mais vendidos, mas raramente disputam os primeiros lugares no mercado asiático, que tem forte presença de produtores da Austrália e demais países. Assim, o crescimento no Japão, ocupando o segundo lugar, demonstra o potencial italiano na região.