Existem algumas refeições que são clássicas de pedir no delivery. Pizza, comida japonesa, pastéis… Mas como harmonizar com vinho quando a comida chegar em casa?
Leia também: Champagne e batata frita seria uma combinação perfeita?
Para incrementar a sua experiência de delivery com vinho, pensamos nas comidas que mais são pedidas para entregar em casa e vamos dar algumas dicas de como harmonizar. Segue a lista!
Hambúrguer
A quantidade de hamburguerias que fazem delivery têm crescido nos últimos anos. É claro que um hambúrguer pode ter diversas composições, seja no tipo da carne, no molho e nos acompanhamentos. Pode ir tanto tomate e alface, quanto ovo, bacon, cebola…
Esse tipo de prato sempre vai exigir a companhia de um tinto. Este não precisa ser muito portentoso, mas que tenha boa estutura de taninos e acidez. Pode ser um belo Cabernet Sauvignon, ou então um saboroso Tempranillo espanhol.
Pizza
As pizzarias foram as pioneiras na tele-entrega. Pedir uma pizza no delivery é algo clássico de se fazer e elas podem ter sabores ainda mais variados que os hambúrgueres.
Sendo assim, as pizzas podem combinar com uma variedade de vinhos, a começar pelos brancos para as baseadas em queijos leves e verduras, por exemplo, até tintos para as que possuem carnes ou componentes de maior porte. Neste caso, estamos falando de tintos com bons taninos e acidez relevante, além de boa fruta, mas evitando os demasiadamente pesados. Para calabresas e afins, opte por um Bonarda ou então um gastronômico Nebbiolo.
Comida brasileira
Mais comum no horário de almoço, a comida brasileira também costuma ser pedida por delivery. Pode ser tanto feijoada, acarajé, tutu de feijão, espetinho… A variedade é enorme.
De forma genérica, levando em consideração pratos mais portentosos e gordurosos, experimente comer bebendo um espumante. Contudo, se preferir um tinto, prefira com estilos de acidez mais marcante como os vinhos feitos de Baga ou então com a rusticidade dos Montepulciano, por exemplo.
Comida japonesa
Sushis, sashimis ou temakis são os mais pedidos de culinária japonesa em delivery. Por serem alimentos que geralmente são mais frescos e leves, é importante optar por vinhos que sigam essa mesma linha.
Capriche na acidez selecionando um bom Alvarinho, uva típica da região de Vinhos Verdes, em Portugal, e também de Rías Baixas, na Espanha, ou então teste com um Arinto, outra casta tradicional portuguesa.
Comida chinesa
Comida chinesa também está entre os clássicos do delivery, principalmente o yakisoba, um macarrão com legumes e carnes. Além desse prato, a culinária chinesa costuma ter molhos marcantes, toques agridoces, misturas de sabores e texturas, legumes mais impactantes (como o pimentão) e algum peso de gorduras em determinados pratos.
Pensando nessa junção de coisas, uma boa sugestão seria um espumante e, neste caso, talvez um Prosecco leve e floral. Se sua preferência for por tintos (para acompanhar pratos de carnes) experimente um frutado e sutil Gamay.
Massas
Que tal um espaguete ao sugo, cabornara, um fettuccine à bolonhesa ou ao molho pesto? Um nhoque ou uma lasagna bem recheada? Todos esses pratos italianos podem combinar melhor com… vinhos italianos! Opte por um clássico Sangiovese (Chianti), ou ainda um Dolcetto, ou, quem sabe, uma inspiração siciliana, com um Nero d’Avola.
Pastéis
Pastéis podem ter uma grande variedade de recheios, mas todos eles são caracterizados pela quantidade de sal e pela fritura (na maioria das vezes).
Nesse contexto, a primeira sugestão obviamente é um espumante – que tal um Cava? Mas se quiser um tinto, tente algo de boa acidez, quem sabe um Touriga Nacional.
Que vinho você bebe quando pede delivery? Conta pra gente nos comentários!
1 comentários
Vinho Macaw Tinto Merlot Demi-sec.