Vinho não serve só para acompanhar pratos requintados. Por que não usá-lo para aprimorar o sabor de uma refeição, até mesmo uma simples, como um sanduíche? Essa receita disponível no e-book O Vinho e seus segredos – Prazer que une gerações promete ficar parecida com aquelas típicas de food trucks, com um toque gourmet especial!
Leia também: Receita clássica: carne assada ao vinho tinto
O sanduíche é feito com carne desfiada e com molho de vinho tinto e mel, que dá água na boca antes da primeira mordida. O vinho que você utilizar para a receita, também pode ser servido na hora de consumir o prato.
Não há nada como um vinho para inovar o dia-a-dia! Siga a receita:
Sanduíche de carne ao molho de vinho tinto e mel
Ingredientes
- 1 kg de lagarto ou patinho
- 4 cebolas roxas em rodelas
- 1 lata de tomates pelados cortados ao meio
- 150 ml de vinagre de vinho tinto suave
- 100 ml de mel
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 4 dentes de alho cortados em quatro partes
- 1 colher (chá) de semente de coentro
- 300 ml de Vinho Tinto Dom Bosco
- Água (o suficiente para cobrir a carne)
- Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 mini baguetes ou o pão de sua preferência
- 1 maço de rúcula
Como fazer
Aqueça uma panela de pressão e coloque um fio de azeite. Em seguida, sele os dois lados da carne. Junte a cebola, o tomate, o vinagre, o mel, a pimenta, o alho, o coentro, o vinho e adicione um pouco de sal. Cubra a carne com água. Tampe a panela de pressão e cozinhe por, no mínimo, 1 hora. A carne estará no ponto quando você conseguir desfiar facilmente com a ajuda de dois garfos.
Enquanto desfia a carne, volte o molho ao fogo, sem tampa e deixe engrossar bem. Coloque a carne desfiada de volta na panela, ajuste o sal e a pimenta. Corte as baguetes ao meio, recheie com a carne e sirva com as folhas de rúcula frescas.
Referências: Sopa Cultural, Youtube Vinhos Dom Bosco | Foto: Sopa Cultural