Você sabia que, em um certo período da História, um sabre era usado para abrir garrafas de champagne? A tradição ficou conhecida como sabrage ou sabragem, que consiste na degola da garrafa com a utilização da arma.
Leia também: Como surgiu o costume de beber espumante no ano novo?
Sabrage: como surgiu essa tradição?
A província Champagne fica no nordeste da França. Devido a essa localização geográfica, a região sofreu com acampamentos e encruzilhadas de muitas guerras. O local foi ocupado várias vezes por combatentes e o champagne foi usado para revigorar muitos soldados nos campos de batalha.
Segundo o folclore, nos tempos de Napoleão, galantes oficiais da cavalaria costumavam celebrar as vitórias enquanto ainda estavam nos campos de guerra, sem nem apear de seus cavalos. Assim, eles quebravam os gargalos das garrafas com seus próprios sabres, lá mesmo.
Apesar disso, também há quem diga que essa prática começou com os hussardos do czar, quando os russos derrotaram as tropas de Napoleão e ocuparam a região.
Sabrage: como abrir a garrafa com um sabre
A tradição do Sabrage ainda é feita hoje em dia em ocasiões festivas, sendo utilizado um sabre ou outro tipo de espada. Você pode até mesmo adquirir seu próprio sabre para essa finalidade, clicando aqui.
Em alguns restaurantes, o sommelier costuma demonstrar essa prática. É possível abrir o champagne dessa forma você mesmo, mas é importante ter bastante cuidado, pois pode ser perigoso. Lembre-se:
- Não faça isso em casa sem o acompanhamento de um profissional.
- Essa é uma arma branca, então trate-a assim: deixe-a longe do alcance de crianças e a manuseie com muita responsabilidade.
- O local escolhido para abrir a garrafa deve ser amplo e livre de objetos quebráveis.
- Quem estiver presente deve assistir o evento às suas costas, nunca à sua frente, pois o gargalo de vidro voará alguns metros de distância. É perigoso para os espectadores, então tenha atenção.
- A garrafa que será degolada deve estar bem gelada (6ºC é a temperatura ideal), e não se deve sacudi-la, pois isso aumentará a pressão interna. Isso é importante porque se o líquido estiver quente, a garrafa poderá explodir no momento da pancada do sabre, machucando você.
É recomendado que ela fique em um balde de gelo e água por, no mínimo, duas horas antes da sabrage. - Retire toda a cápsula que envolve o gargalo da garrafa.
- Use um guardanapo de pano amarrado ao arame de metal que prende a rolha. Dessa forma, ao segurar o guardanapo durante a sabragem, o gargalo não voará longe, evitando qualquer tipo de dano ou acidente.
É só seguir os passos:
Comece secando bem a garrafa para que possa segurá-la com bastante firmeza. Em seguida, segure-a envolta no guardanapo com uma das mãos. A garrafa deve ficar em posição inclinada para que o sabre possa deslizar pelo vidro até atingir a boca protuberante do gargalo.
A pancada deve ser seca e firme. A pressão interna da garrafa fará o resto do serviço. Normalmente o gargalo sai inteiro, deixando uma superfície lisa na boca da garrafa.
Se o vinho estiver bem gelado, nenhum líquido será perdido. Porém, pode haver um pouco de perda do gás, portanto procure não usar rótulos muito caros para fazer essa tradição.
Em seguida, é só servir o champagne!
Referência: Adega