Você tem preferência por vinho do que outra bebida alcoólica? Esse é o seu momento! Um estudo publicado na revista científica Food and Function comprovou que o tomar vinho pode te fazer viver mais. Ao analisar as variáveis que sempre são questionadas quando se relaciona vinho à saúde, os pesquisadores concluíram que quem consome a bebida moderadamente, juntamente com as refeições, tem os benefícios maximizados.
Leia também: Vinho é a bebida alcoólica preferida dos brasileiros da terceira idade
O estudo foi liderado por Mladen Boban, da Universidade de Split, na Croácia. Os pesquisadores informaram que o abuso de álcool é a terceira maior causa de morte na Europa, mas que a moderação é capaz de diminuir as taxas de mortalidade. Com base em estudos feitos anteriormente, eles avaliaram seis padrões de consumo:
- consumo moderado
- consumo distribuído durante a semana
- pouco consumo de destilados
- preferência por vinho
- vinho consumido durante refeições
- evitar o consumo excessivo
Dessa forma, eles concluíram que quem prefere vinho tem uma taxa de mortalidade menor em relação a quem prefere cerveja ou destilado. Também verificaram os efeitos cardioprotetores do vinho quando consumido com comida – apesar de pessoas que já possuem hábitos de alimentação saudáveis terem poucos benefícios se unirem o consumo de álcool à dieta. E, quando isso ocorre, costuma ser pelo vinho.
Talvez essa seja a desculpa certa para adicionar vinho ao seu cardápio rotineiro! Mas não esqueça que é muito importante beber moderadamente, pois com excesso a bebida pode causar mais danos do que benefícios ao seu corpo. Aqui no Blog dos Vinhos você pode encontrar várias dicas de como harmonizar vinho com comida diferentes – desde pizzas, carnes, até mesmo pipocas -, portanto está na hora de aproveitar e ficar mais saudável!
Referência: Revista Adega, 2018| Foto: Seen in the City. Acesso em: 11/07/2018.