Apesar do pão de queijo ter origem mineira, esse quitute faz sucesso no Brasil inteiro (e mundo afora também). Normalmente é acompanhado com um cafezinho no café da manhã ou no lanche da tarde. Mas quando harmonizado com vinho, ele transforma qualquer momento em sofisticação.
Leia também: Pratos do dia-a-dia que combinam com vinho
Ouse e se surpreenda! Pão de queijo é um alimento que até mesmo ganhou recomendação dos franceses de como harmonizar com vinho francês. Porém, diante muitos estilos de pão de queijo e vários vinhos no mundo, separamos algumas dicas de como fazer essa combinação dar certo de outras formas.
Versão tradicional do pão de queijo harmoniza com…
Vinho branco! Como o ingrediente principal do prato é o próprio queijo, o ideal é buscar por um vinho branco que tenha uma leve textura untuosa, para se equiparar com a textura do pão de queijo.
Também pode funcionar muito bem com um espumante brut elaborado pelo método tradicional.
Pão de queijo com linguiça harmoniza com…
Vinho tinto! Algumas pessoas comem pão de queijo recheado com linguiça ou algum embutido parecido. Fica uma delícia e tem uma “cara” mais de jantar ou lanche da noite.
Nesse caso, o ideal é combinar com um tinto frutado, pois o tanino ajuda a neutralizar a gordura da proteína, deixando o paladar mais leve.
Pão de queijo com doce de leite ou goiabada harmoniza com…
Espumante Moscatel! Para quem curte misturar doce com salgado, o pão de queijo pode ser recheado ou coberto com doce de leite ou goiabada.
Para fazer essa harmonização dar certo, o melhor é usar um moscatel, pois o doce do recheio do pão de queijo vai precisar de um vinho tão doce quanto, para que o paladar não metalize.
Curtiu as dicas? Já tentou combinar pão de queijo com vinho? Se tua harmonização deu certo, conta aqui pra nós experimentarmos também!