Pana Cotta (ou panacota) é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, cujo nome significa literalmente “nata cozida”. Esse doce é elaborado a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, especialmente canela. Costuma a ser consumida sozinha, com compotas ou com frutas frescas.
Essa versão de panna cotta leva uma calda feita de vinho tinto. A dica é selecionar um rótulo que você já goste do sabor, dessa forma não tem como o gosto da sobremesa decepcionar. Confira abaixo a receita para esse doce delicioso italiano! A quantidade serve 4-5 porções e dura cerca de 10 minutos para fazer.
Leia também: Receita de boeuf bourguignon na pressão
Panna cotta com vinho tinto
Ingredientes
- 2 xícaras de creme de leite fresco
- ¼ xícara de açúcar refinado
- 2 ½ colheres de chá de gelatina em pó
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 3 colheres de sopa de água gelada
- óleo vegetal
- ½ xícara de vinho tinto (para a calda)
- 3 colheres de sopa de açúcar refinado (para a calda)
- 1 xícara de amora (para a calda)
Como fazer
Primeiro aqueça o creme de leite com o açúcar até o açúcar dissolver. Em seguida, retire do fogo e junte o extrato de baunilha. Unte as formas com o óleo vegetal. Salpique a gelatina na água e reserve por 5 minutos. Então junte a gelatina à mistura quente da panna cotta e misture até a gelatina dissolver. Coloque a mistura nos recipientes de sua escolha e reserve na geladeira por 3 horas.
Para a calda, cozinhe o vinho com o açúcar até reduzir pela metade e retire da panela e deixe esfriar. Sirva a panna cotta com as amoras e a calda.