A cada ano, o ranking dos maiores produtores de vinho do mundo muda. Os países sobem e descem na lista, além de alguns que são orgulhosamente adicionados por investirem em seus próprios vinhos. Entre eles, existem 10 países que são pioneiros em produzir a bebida. E apenas os 3 primeiros são responsáveis por quase metade de todo o vinho do planeta – uma quantidade suficiente para encher aproximadamente 5.127 piscinas olímpicas.
Confira abaixo quem está liderando atualmente:
1. França
Os vinhos franceses são tradição pelo mundo todo e sua região possui uma variedade climática que permite uma produção diversificada. A cidade de Bordeaux, por exemplo, é uma das mais famosas que produzem Chateaux tintos, encorpados e com sabor forte. Já Borgonha, é responsável por 82% do cultivo e produção dos Pinot Noir e Chardonnay.
Uvas importantes: Merlot e Pinot Noir.
Clique aqui para comprar vinhos franceses!
2. Itália
A região de Toscana, no centro da Itália, é também uma gigantesca produtora de excelentes vinhos. Seus vinhos brancos são muito conhecidos e apreciados, como Sauvignon Blanc e Chardonnay, por exemplo.
Uvas importantes: Sangiovese e Sauvignon Blanc.
Clique aqui para comprar vinhos italianos!
3. Espanha
O país possui os maiores vinhedos do mundo. Só na região de La Rioja já existe mais de 500 adegas. A Espanha também é o maior cultivador da uva Tempranillo, que gera vinhos com características variadas e de excelente qualidade.
Uvas importantes: Tempranillo e Airén.
Clique aqui para comprar vinhos espanhóis!
4. Estados Unidos
O estado que mais produz é a Califórnia, responsável por 90% do vinho americano. Todo o ano, o Estados Unidos recebe a visita de cerca de 20 milhões de pessoas em suas principais regiões produtoras.
Uvas importantes: Cabernet Sauvignon e Chardonnay.
Clique aqui para comprar vinhos estadounidense!
5. Argentina
A produção de vinhos argentinos cresceu muito ao longo dos últimos anos, alcançando o top 5 da lista e apresentando crescimento surpreendente. O país é muito ligado à exportação da bebida.
Uvas importantes: Malbec e Chardonnay.
Clique aqui para comprar vinhos argentinos!
6. Austrália
Com a ajuda de equipamentos tecnológicos, a produção de vinhos australianos tem crescido rapidamente. É uma grande cultivadora do vinho Chardonnay, e boa parte da produção vinícola australiana é destinada à exportação. Eles tem expandido o mercado para a Ásia.
Uvas importantes: Shiraz e Chardonnay.
Clique aqui para comprar vinhos australianos!
7. Alemanha
O principal vinho produzido na Alemanha são os brancos e aromáticos provenientes da uva Riesling. Boa parte dessas bebidas são exportadas para países como Espanha e Itália.
Uvas importantes: Riesling e Müller-Thurgau.
Clique aqui para comprar vinhos alemãos!
8. África do Sul
A África do Sul é a única região africana que produz vinho, e ainda tem possui mais de 300 anos de tradição. É considerada a maior produtora de brandy do mundo, além de ser conhecida pelo cultivo de Chenin Blanc.
Uvas importantes: Chenin Blanc e Colombard.
Clique aqui para comprar vinhos sul-africanos!
9. Chile
Os vinhos chilenos são muito apreciados pelos brasileiros. Eles possuem uma produção muito variada e de excelente qualidade. A sua uva mais famosa é a Carménère, porém, também se destaca a plantação de Chardonnay e Cabernet Sauvignon.
Uvas importantes: Carménère e Cabernet Sauvignon.
Clique aqui para comprar vinhos chilenos!
10. Portugal
Portugal é mais conhecido pelo seu famoso vinho do Porto. Também merece destaque os vinhos tintos da região de Alentejo, e também a uva Alvarinho.
Uvas importantes: as componentes do Porto e Alvarinho.
Clique aqui para comprar vinhos portugueses!
—
Mas e onde fica o nosso país? Infelizmente, o Brasil não entra no top 10 maiores produtores de vinho, porém; está mostrando um grande crescimento de produção comparado ao ano de 2016. De acordo com projeções feitas pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a safra gaúcha deve contabilizar aproximadamente 700 mil toneladas em 2017, o que representa um aumento de 133% sobre a vindima de 2016.