Além das lindas paisagens e cultura, Lisboa é uma região forte no vinho. Lá, as vindimas estão sempre associadas às festas do vinho, o que impacta positivamente a restauração e a hotelaria da cidade.
Leia também: Toscana: um dos mais belos destinos de enoturismo
Atualmente, segundo Vasco d’Alvillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR), “há uma sinergia grande entre os vinhos e o turismo. Temos a percepção clara de que a interação é tão intensa que, nessa fase, o turismo impulsiona os vinhos, e os vinhos atraem turistas”.
Os enófilos que quiserem explorar a enorme gama de vinhos de Lisboa precisam passar na Península de Setúbal, composta por Montijo, Palmela e Setuúbal. A viticultura na região tem evoluído nos últimos anos, proporcionando aos viticultores a obtenção de uvas de melhor qualidade, com produções economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis e que permitem a obtenção de vinhos com singular relação qualidade/preço.
Seguindo pela rota de vinhos existe Colares, onde é produzido o famoso Vinho de Colares, de sabor aveludado e tom rubi. As vinhas de Colares têm características muito próprias, por causa da proximidade do mar e de ventos marítimos muito fortes.
Que tal experimentar um vinho de Lisboa, direto da sua casa? O vinho chamado Mar Adentro é um blend regional, 60% Aragonez e 40% Syrah. É macio, de estrutura média com passagem em barricas de carvalho. Ele vem direto da Adega Cooperativa da Vermelha. Clique aqui para conferir.
Referências: Correio Brasileirense