Vinhos podem se sair bem com hambúrgueres, é só saber como harmonizar. Não é qualquer vinho que vai funcionar com qualquer hambúrguer: o prato pode ter diversas combinações, e cada combinação pode exigir um vinho diferente.
Leia também: Pão de queijo harmoniza com que tipo de vinho?
Sendo assim, separamos algumas “regras” para fazer a combinação dar certo. É importante considerar o sabores do hambúrguer, a quantidade de gordura que possui, e os taninos presentes no vinho selecionado.
Apesar do hambúrguer geralmente ser consumido junto a um copo de refrigerante, o vinho pode transformar essa refeição em algo diferente, complementando o sabor da comida.
Hambúrgueres são mais comumente feitos com carne vermelha. Nesse caso, vinhos cabernet sauvignon podem encaixar perfeitamente, pois pede alimentos que valorizem seu estilo encorpado. A carne vermelha costuma ser mais gordurosa para que a sensação na boca com os taninos adstringentes do vinho, deem o toque especial.
No entanto, nem toda carne vermelha vai bem com um cabernet. Quanto mais magra ela for, opte por vinhos tintos médios e até mais doces como shiraz, que vai bem com uma picanha apimentada ou um malbec que acompanha bem um hambúrguer de costela.
Já para aqueles hambúrgueres de carne branca e magra, como frango ou salmão, opte por vinhos brancos. Esse tipo de lanche combina bem com Chardonnay ou Sauvignon Blanc.
Ainda há hambúrgueres vegetarianos, que podem ser à base de feijão preto, grão-de-bico e até batata doce. Em geral, carnes vegetarianas combinam bem com vinhos brancos e rosés refrescantes, que tornam a degustação ainda mais saborosa, fresca e leve.
Que vinho você costuma a beber para harmonizar com hambúrgueres?