Já pensou em fazer a própria caderneta de degustação? Para quem está começando no mundo de vinhos ou até mesmo para quem já está acostumado a beber, uma caderneta de degustação é ideal para nunca esquecer de um rótulo que você tomou.
Leia também: Natal: 7 dicas de presentes para o seu enófilo favorito
Aquele vinho que você amou quando foi na casa de um amigo, ou aquele vinho que não caiu bem em seu paladar quando comprou para um jantar. Anotar sobre os rótulos que você experimenta junto com opiniões sobre ele é importante para ajudá-lo a reconhecer os sabores e aromas que prefere.
Além disso, a caderneta é uma ótima maneira para aprender mais sobre vinho.
- Qual é a cor que você observa quando vê o líquido na taça?
- Quais aromas consegue reconhecer quando cheira a bebida?
- E quais sabores consegue identificar?
Para fazer sua própria caderneta, nós recomendamos que compre algum tipo de caderno pequeno ou bloquinho. Se você gosta de detalhar e escrever bastante, talvez até um caderno universitário possa servir.
Para facilitar, fizemos essa espécie de modelo para você se inspirar e fazer suas anotações. Só conferir aqui em baixo!

Se gostou, pode clicar com o botão direito, salvar a imagem para depois imprimi-la. Deixamos em formato A4 para facilitar o uso.
É possível até mesmo inovar e ser mais criativo, como categorizar por cores, separar em pastas, usar marcadores coloridos, incluir fotos, colar o rótulo… São várias opções que podem incentivá-lo a aprender mais e a lembrar sobre todos vinhos que já tomou.
Divirta-se com suas anotações!