O momento de comprar um vinho pode ser divertido, mas também pode ser estressante. São muitos vinhos, muitas safras, vinícolas diferentes, uvas conhecidas e desconhecidas… Na hora de escolher o que adquirir, você pode seguir as estratégias abaixo para nunca falhar numa compra!
Leia também: Como escolher um vinho diante tantas opções?
Primeiramente, não se preocupe em parecer perdido. Não tem como ficar sabendo de tudo, as safras mudam todo ano, rótulos novos entram, os velhos saem. Aproveite a oportunidade para explorar, sem precisar se sentir inseguro.
Aqui estão algumas perguntas que podem ser feitas ao vendedor:
- Primeiro, em qual a ocasião que beberá o vinho e qual prato o acompanhará? Se estiver na dúvida de como harmonizar, mostre a receita para o vendedor e pergunte qual vinho seria a combinação perfeita.
- Quais vinhos são o destaque do mês? O vendedor certamente saberá quais rótulos estão saindo mais da loja, sabe quais são os mais populares entre seus consumidores. Essa é uma pergunta cuja resposta será uma garrafa que provavelmente não o decepcionará.
- Qual a sua prioridade ao procurar por um vinho? Preço? Safra? Uva? País de origem? São diversas opções, mas caso você realmente tenha algum interesse específico, pode questionar o vendedor o que ele pode te recomendar.
Guarde informações do vinho que você gosta
Quando você gostar de algum vinho específico, reserve um tempo para anotar as informações do rótulo: o nome da vinícola, a variedade, a origem… O que puder. Esses detalhes podem ajudar o vendedor a encontrar um vinho similar ao seu gosto.
Tente também observar o sabor. O que você gosta nesse vinho? Se ele é seco, frutoso, amadeirado, tânico… O que conseguir analisar já pode auxiliá-lo na busca do próximo rótulo.
Experimente e explore!
Você não precisa ficar preso nos mesmos rótulos, os mesmos sabores, sem nenhuma surpresa. Você pode se sentir mais seguro ao sempre comprar os mesmos vinhos, mas existem tantos rótulos diferentes ao redor do mundo. Não precisa ter medo em tentar encontrar sabores novos.
Diga o quanto quer gastar
Já que uma garrafa de vinho geralmente custa entre R$20 e mais de mil reais, defina uma faixa de preço que pretenda gastar. Você até pode escolher duas: valores para vinhos de ocasiões especiais e para vinhos rotineiros. Há bons vinhos no mercado de praticamente qualquer faixa de preço, e você não precisa ter vergonha de dizer seu orçamento. Um bom vendedor de vinho está interessado em torná-lo um cliente e ele lhe recomendará o produto que combine com você e com seu orçamento.
Referência: Dummies