Pêssegos, quando grelhados no espeto, ficam macios e bem docinhos. Combinam muito bem com uma calda de vinho e uma colherada de mascarpone.
Leia também: Rocambole com recheio de goiaba e vinho do Porto
Abaixo, ensinaremos a fazer os espetinhos e a calda de vinho separadamente.
Clique aqui para adquirir o vinho para sua receita!
Espetinhos de pêssego
Ingredientes
- 4 pêssegos
- açúcar a gosto
- manteiga a gosto para grelhar
- queijo mascarpone a gosto para servir
Como fazer
Numa assadeira coloque 10 palitos de bambu pequenos, cubra com água e deixe imersos – isso evita que queimem ao grelhar.
Lave delicadamente os pêssegos sob água corrente e seque bem. Mantenha a casca e corte cada um ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em 2 gomos, descarte o caroço e corte cada gomo ao meio – ao todo você vai ter 32 pedaços por pêssego.
Espete 3 pedaços de pêssego no palito, deixando a parte cortada plana para as laterais – assim a lateral fica em contado com grelha para dourar.
Leve uma bistequeira (ou frigideira) antiaderente ao fogo médio para aquecer. Coloque ½ colher (chá) de manteiga e deixe derreter. Polvilhe os pêssegos com açúcar e disponha um ao lado do outro na bistequeira, com a parte cortada para baixo. Deixe dourar por 1 minuto de cada lado. Atenção: quanto mais maduro estiver o pêssego mais rápido fica pronto.
Transfira os espetos grelhados para uma travessa e repita com o restante. Sirva a seguir com uma colherada de queijo mascarpone e a calda de vinho.
Calda de vinho
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de vinho tinto
- ¼ de xícara (chá) de açúcar
- 1 tira de casca de laranja
Como fazer
Numa panela pequena, misture o vinho com o açúcar. Junte a tira de laranja e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos até formar uma calda fina.
Para saber o ponto: cubra as costas de uma colher com a calda, e passe o dedo indicador formando uma linha, a calda não deve escorrer.
Desligue o fogo, transfira para uma molheira e deixe esfriar em temperatura ambiente.