Foto por Silvia Tonon
Nessa segunda-feira, 24 de abril, a partir das 9h30min, a Embrapa Uva e Vinho e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) apresentam o Cadastro Vitícola 2013-2015, no Auditório da Empresa de Pesquisa, em Bento Gonçalves (RS).
O Cadastro Vitícola gaúcho apresenta informações detalhadas sobre a viticultura gaúcha, contendo a área e a produção de uvas por cultivar, por município e por região. Também dá ao usuário, planilhas e gráficos com diversos conteúdos e uma descrição das principais variedades de uvas.
Há uma mudança na viticultura do Estado, que está avançando para regiões mais planas, nas quais é possível fazer a mecanização do cultivo. “A viticultura tradicional da Serra Gaúcha é essencialmente de agricultura familiar, instalada em pequenas propriedades de topografia acidentada. Agora, com o avanço do plantio na Serra do Sudeste, por exemplo, as propriedades possuem maior área de produção”, declara a pesquisadora e coordenadora do Cadastro Vitícola, Loiva Maria Ribeiro de Mello, que irá fazer uma apresentação da edição no evento.
O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, fala sobre a importância do cadastro: “é fundamental para termos uma visão macro da produção de uvas no Estado, a fim de que as estratégias e políticas setoriais sejam assertivas. Essa realidade precisa ser monitorada permanentemente”. Ele também reforça a relevância da implantação dessa ferramenta em todos os estados produtores de uva.
Após o evento, o cadastro e todas as suas possibilidades de buscas a partir de filtros estabelecidos estarão disponíveis para consulta, impressão ou exportação na página da Embrapa Uva e Vinho.
Fonte: x.