Apesar da tradição de brindar taças de espumante ser comum em todo fim de ano, 2020 parece que vai ser um pouco diferente. Devido à pandemia, as famílias estão tomando cuidados diferentes, decidindo se é seguro se encontrarem e praticarem outras tradições nesse período de festas ou não.
Leia também: Natal: 7 dicas de presente pra o seu enófilo preferido
Brindar taças de espumante é muito comum nessa época do ano. No entanto, trata-se de um material de vidro que se tocarão para ressoar e, em seguida, irão tocar os lábios da pessoa. É normal perguntar-se: é seguro brindar assim durante a pandemia?
De acordo com Dr. Scott Lindquist, epidemiologista do Estado de Washington para doenças transmissíveis, a transmissão aumenta com atividades como essa. “Esse é um vírus que pode se espalhar através do contato e qualquer contato entre taças e entre pessoas não é uma boa ideia agora”, ele contou ao site Wine Spectator.
O Dr. Lindquist se refere à ciência básica em torno do COVID-19 e sua duração no meio ambiente, que os pesquisadores concordam que excede o tempo que levaria para servir e beber uma taça de vinho. O doutor também conta que o álcool consumido não é forte o suficiente para matar o vírus. “Mesmo os altos níveis de álcool não afetarão este vírus.”
Ele adiciona que a luz UV e soluções de limpeza são as melhores opções para tornar o vírus inviável.
Nesse período de COVID-19, beba com moderação e festeje cuidadosa e sabiamente!