A região de Altos Montes fica na Serra Gaúcha, à cerca de 150 km de distância da capital Porto Alegre. No seu roteiro de vinho, os visitantes podem deslumbrar a beleza arquitetônica que vai do tradicional ao design arrojado, além poder visitar grandes vinícolas e experimentar seus vinhos.
Leia também: Destinos brasileiros: São Joaquim, Santa Catarina
A gastronomia do local também é um ponto interessante e você não pode deixar de ir. Ela junta o contemporâneo com o típico italiano e o requinte da alta gastronomia. É claro que tudo harmonizando com um belo vinho da região!
É em Altos Montes que fica a vinícola Luiz Argenta, altamente reconhecida pelos seus vinhos requintados e saborosos. Inclusive, você talvez já tenha ouvido falar no rótulo premiado espumante Luiz Argenta Clássico Brut, que recebeu 90 pontos pela Revista Adega.
Através do tour guiado pela estrutura da Luiz Argenta, você pode presenciar paisagens de tirar o fôlego, desfrutar de seus vinhos e espumantes, além de conhecer o processo produtivo. Atualmente, a degustação conta com 4 produtos e, no final do tour, você recebe de recordação uma taça exclusiva da vinícola. O agendamento e os horários que as portas estão abertas podem ser conferidos no site oficial.
Altos Montes também é lar da importante vinícola chamada Casa Venturini. Lá, as pessoas que marcarem a visita podem conhecer a história, a elaboração dos vinhos e desfrutar de um espaço charmoso para degustação. Confira os detalhes no site. A vinícola possui diversos rótulos premiados.
Outras vinícolas da rota também podem ser visitadas, como a Boscato, Nova Aliança e Terrasul. A região conta com hotéis, restaurantes e pontos turísticos.
Distâncias rodoviárias
- Belo Horizonte – MG: 1602 Km
- Brasília – DF: 1917 Km
- Caxias do Sul – RS: 17 km
- Curitiba – PR: 601 Km
- Florianópolis – SC: 495 Km
- Fortaleza – CE: 4132 Km
- Porto Alegre – RS: 150 km
- Rio de Janeiro – RJ: 1443 Km
- São Paulo – SP: 999 Km
- Vitória – ES: 1891 Km
- Salvador – BA: 2980 Km
- Buenos Aires: 1617 Km
- Montevidéu: 1017 Km
Foto: Luiz Argenta