Antes relacionado a momentos especiais e ao requinte, o vinho agora vem ganhando cada vez mais adeptos e sendo consumido no dia a dia. Durante a pandemia, o interesse dos jovens pelo vinho entre as outras bebidas alcoólicas teve grande relevância.
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De acordo com uma pesquisa realizada pela Wine Market Council em 2015 com pessoas dos 21 aos 38 anos nos Estados Unidos, 159,6 milhões de caixas de vinho foram destinadas ao público jovem, representando 42% do vinho consumido no país naquele ano. Além disso, dois terços dos apaixonados por vinho são mulheres, o que também chama a atenção, já que, de acordo com o mesmo estudo, após os 38 anos o consumo entre homens e mulheres fica equilibrado.
Com essa mudança no consumo, os Millenials estão na mira dos produtores de vinhos. Esse público costuma não ter um poder de compra muito elevado, buscando vinhos com propostas de bom custo-benefício. Em ocasiões especiais, preferem escolher vinhos com uvas ou processo atípicos invés de com mais qualidade. Ou seja, optam mais por bebidas jovens, frutadas e para consumo rápido.
Os produtores perceberam que o público mais jovem é uma grande oportunidade de mercado para inovar e vender vinhos mais simples e em larga escala. Além disso, por estarem sempre conectados, esses jovens acabam compartilhando informações e opiniões sobre os produtos, servindo de feedback e de possibilidades de enxergar novos mercados.
Exemplo disso são as novas embalagens de vinho em lata e bag in box, que são modernas e atendem a necessidade desse público que tem o hábito de se reunir em festas e churrascos, precisando de um formato mais prático para transporte e consumo.
Em 2018, uma pesquisa apontou que o número de enófilos jovens já estava crescendo. O levantamento feito com 700 mil pessoas na faixa etária entre 18 e 65 anos em todo o Brasil apontou que 23% do total ficou concentrado entre o público de 35 a 44 anos. Além disso, no país inteiro, o acréscimo foi de dois pontos percentuais entre o público de 25 a 44 anos. A venda de vinhos através da internet é, possivelmente, um dos principais motivadores da compra do produto dentro dessa faixa etária.
A popularização da bebida pelos jovens nos mostra sempre há espaço para inovar e crescer, transformando o vinho em uma bebida mais prática e acessível.