A uva Zinfandel possui vários nomes. O mais conhecido é Primitivo, mas mundo a fora também é chamada de Crljenak Kaštelanski, Tribidrag e Pribidrag.
Leia também: Conheça a uva: Riesling
Embora essa uva seja cultivada em diversos países do mundo, atualmente a mais conhecida é produzida nos Estados Unidos, principalmente no estado da Califórnia.
Origem da uva Zinfandel
A origem da Zinfandel começa com a variação Crljenak Kaštelanski, cultivada na Croácia desde o século XV. No século XVIII ela foi levada à Itália e foi onde começou a ser chamada pelo nome de Primitivo, devido ao seu rápido amadurecimento. Assim, ela começou a ganhar fama, criando nomes importantes como Primitivo di Manduria e Primitivo del Salento.
Foi só no século XIX que recebeu o nome de Zinfandel, quando foi levada à Long Island e depois à Califórnia, maior região vinífera dos Estados Unidos. Foi popularizada desde então, se tornando uma das uvas mais cultivadas do país.
Cultivo da uva
A Zinfandel é uma espécie cultivada em regiões de muito calor, portanto acaba desenvolvendo no fruto mais açúcares. No processo de fermentação, transformam-se em álcool. É por isso que seus vinhos costumam ter graduações alcoólicas altas, de até 15%.
Características da Zinfandel
Essa casta faz vinhos com características fortes e intensas. Geralmente apresentam bom aroma frutado, com coloração rubi violácea profunda, bons taninos e acidez equilibrada. Seu final tem boa persistência, sem amargor, macio e redondo.
No paladar, seu sabor evolui. Apresenta notas de morango quando mais jovem e cereja e amora conforme amadurece. Também pode-se sentir sabor de framboesa, ameixa, notas de baunilha, tabaco e especiarias nos mais envelhecidos.
No nariz, é possível perceber aromas de pimenta do reino, alcaçuz, cacau e cardamomo.
O vinho “branco” produzido a partir da Zinfandel, conhecido como White Zinfandel, é bastante famoso no mercado e é elaborado com frutas cujas peles são retiradas rapidamente logo após serem esmagadas para que tenham mínimo contato possível com a pigmentação profunda característica desta tinta, o resultado são vinhos com coloração rosada.
Harmonizando vinhos Zinfandel
Os vinhos dessa uva tem um sabor dominante, permitindo que sejam combinados a sabores mais complexos e condimentados, como carnes vermelhas grelhadas (como fraldinha), pizza com queijo e embutidos, massas com muito molho, queijo brie e queijo gruyere.